Lançada na última terça-feira (9), a versão 16 do Firefox marca a estreia de novas ferramentas para desenvolvedores e de recursos inéditos para usuários de múltiplas plataformas. Entre as novidades apresentadas pelo navegador está uma nova opção de linha de comando que promete oferecer maior praticidade para webdesigners.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além disso, agora o programa possibilita trabalhar com animações, transições e transformações em CSS3, além de permitir a definição de valores de imagens e o trabalho com o sistema IndexedDB. Entre os consumidores comuns, aqueles que mais se beneficiam com a atualização são aqueles que costumam usar o programa em dispositivos Android.
A versão portátil do Firefox ganhou um recurso de leitura semelhante àquele visto em concorrentes como o Safari, responsável por eliminar completamente elementos considerados distrações. Já quem usa o programa em plataformas Mac agora conta com suporte ao recurso VoiceOver — todos os sistemas operacionais compatíveis com o software ganharam acesso ao suporte online para problemas com extensões.
Para completar, a Mozilla realizou uma série de correções de bugs, afirmando que o desempenho geral do aplicativo está ainda melhor. A nova versão, que já está disponível para download no site oficial do projeto, deve ser liberada automaticamente para todos os usuários do navegador durante os próximos dias.
Fonte: Mozilla