O mercado digital está mais aquecido do que nunca, pois os consumidores do mundo inteiro parecem estar absorvendo a cultura do conteúdo digital. A Disney quer entrar de vez nessa briga e acaba de lançar o app gratuito Disney Movies Anywhere, que fornece aos usuários acesso a todo o catálogo de filmes digitais comprados e, é claro, permite que novos títulos sejam adquiridos de um computador ou a partir de dispositivos mobile.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Neste momento, o programa está disponível online, com um aplicativo que é compatível com iPhone, iPad e iPod Touch (ainda não houve qualquer menção sobre uma possível versão para Android). O app está integrado ao Apple TV e iTunes. Isso significa que quaisquer espectadores que tiverem realizado compras através do iTunes sincronizarão com o aplicativo.
A Disney está dando uma série de incentivos para que os usuários testem o serviço: por um período limitado, a companhia dará uma cópia digital do filme “Os Incríveis” a qualquer um que ativar o aplicativo e associá-lo à respectiva conta do iTunes. Aqueles que tiverem DVDs e Blu-Rays de filmes da Disney, da Pixar e da Marvel não ficam de fora: esses usuários podem utilizar um código incluso no pacote para conseguir uma cópia digital dos títulos.
Controle de acesso a um catálogo gigante
O Disney Movies Anywhere também oferece aos usuários a possibilidade de ter pleno controle sobre determinados filmes ou conteúdos que podem ser acessados, algo semelhante ao “Controle dos Pais” que outros sistemas adotam. Os pais podem utilizar classificações etárias para controlar quais filmes as crianças podem ver em quais dispositivos – por exemplo, é possível bloquear filmes recomendados para quem tem mais de 13 anos no iPad.
Em outras palavras, a Disney quer que as pessoas acessem todo o catálogo digital de qualquer lugar e a qualquer momento. Da mesma forma que a companhia lotou nossas prateleiras com filmes em VHS e posteriormente DVDs, ela agora quer também exercer um grande papel no mercado digital.
A empresa quer abraçar de vez a causa digital, e não apenas com filmes: recentemente, a Disney Publishing firmou parceria com o serviço de subscrição de e-books Oyster para trazer uma biblioteca digital completa aos usuários de iPhone e iPad. Considerando o histórico tradicionalista da companhia, as novas empreitadas são um passo importante para as práticas e filosofias desta segunda década do século XXI, em que tudo é digital e busca atingir um novo tipo de consumidor.
Fontes
Categorias