O Facebook anunciou nesta quarta-feira (13) mais detalhes sobre seu novo sistema de Artigos Instantâneos, cujo objetivo é incentivar a publicação de conteúdos diretamente na plataforma. Ao menos inicialmente, a solução traz como principal mudança o carregamento mais rápido de artigos na versão mobile da rede social.
A nova iniciativa do site é fruto de uma parceria com nove grandes produtores de conteúdo: The New York Times, BuzzFeed, Bild, The Guardian, The Atlantic, BBC, National Geographic, NBC e Spiegel. Inicialmente tratado como uma espécie de “experimento”, o novo sistema ainda não detalhou como vai lidar com conteúdos produzidos por veículos menores — que, ao menos em um momento inicial, parecem correr o risco de serem “engolidos” pelos gigantes da mídia.
Atualmente, os Artigos Instantâneos só estão ativos na versão iOS do aplicativo do Facebook, dando destaque aos conteúdos das parcerias estabelecidas. Ao clicar sobre um artigo, ele carrega de forma praticamente instantânea, exibindo um design ligeiramente diferenciado que parece se encaixar aos padrões da rede social.
Conteúdo controlado por parceiros
O site afirma estar dando aos produtores de conteúdo controle sobre o que ele chama de “experiência de marca” para diferenciar a maneira como o sistema é usado. A novidade também marca a estreia de um novo sistema de compartilhamento em locais como o Pinterest e o Twitter, embora não haja a opção de abrir conteúdos em navegadores.
Como os Artigos Instantâneos ainda estão disponíveis de forma limitada, deve demorar certo tempo até que possamos ver todas as possibilidades oferecidas pelo formato. Entre os parceiros que geram mais curiosidade está o BuzzFeed, cujo uso de conteúdos promovidos no Facebook é responsável por muita de sua popularidade.
Categorias