Já faz algum tempo que os usuários do Facebook deixam claro o quanto seria legal possuir um botão de “Não curtir” ao lado do famoso “Joinha” que faz parte da rede social. Mas, como você deve ter percebido, até agora não existe ferramenta alguma que seja parecida com isso. A boa notícia é que talvez estejamos mais próximos de ver uma mudança bem interessante nessa história.
Durante uma conferência de perguntas e respostas realizada ontem, Mark Zuckerberg (fundador e CEO do Facebook) revelou que a empresa está pensando nesse assunto, mas ainda sem um indicativo real de quando poderíamos esperar pela ferramenta. O principal obstáculo está em como fazer com que esse botão expresse algo positivo para os usuários, não sendo um atalho para negativar os contatos.
O que Zuckerberg disse é que o Facebook só vai colocar a ferramenta em funcionamento quando perceber que ela pode ser usada como algo que reforce positivamente as postagens. Um bom exemplo seriam links com histórias tristes, que geram o impasse psicológico nos leitores: “Curti o link, mas não a história”, por exemplo. Com o novo botão seria possível mostrar que a história é ruim, mas a pessoa gostou de ter visto.
Nas falas do CEO: “O que eu acho realmente valoroso é que há mais sentimentos do que apenas gostar de alguma coisa. Há coisas na vida das pessoas que são tristes, trágicas ou que as outras pessoas apenas não querem ‘curtir’. Nós conversamos sobre isso por um tempo para pensar em como as pessoas podem expressar uma maior gama de emoções”. Será que estamos mais perto desses novos botões?
Categorias