Como uma das redes sociais mais populares do mundo, o Facebook gera bastante discussão. Não faltam casos que envolveram a criação de Mark Zuckerberg e renderam muita polêmica mundo afora. A última investida da empresa trata das atualizações nos Termos e Políticas do Facebook, assunto que tentaremos abordar de maneira resumida nesta matéria.
Para começo de conversa, é importante ressaltar como você faz para “concordar” com todas as alterações e novas medidas adotadas pela rede social. Na realidade, não é necessário fazer nada. Basta apenas continuar a utilizar o Facebook normalmente, pois, caso o faça depois do dia 1º de janeiro, você estará automaticamente “concordando” com os termos e políticas adotadas pela empresa.
Portanto, case você não concorde com algum apontamento feito aqui nesta notícia ou na página oficial onde esse comunicado foi feito, é possível simplesmente deixar de usar a rede social a partir do ano que vem ou entrar em contato com a companhia através deste link.
Avisando todo mundo
O Facebook está enviando notificações e emails para todos os usuários de seus serviços informando alguns detalhes das alterações. O destaque desse comunicado fica por conta da introdução das Noções Básicas de Privacidade, mecanismo que já está em funcionamento e ajudará os usuários a controlar sua privacidade.
Noções Básicas de Privacidade
“Você está no comando”. Este é o lema dessa funcionalidade que já pode ser utilizada por todos os usuários. Com as Noções Básicas de Privacidade, guias interativos com as perguntas mais frequentes sobre como controlar as informações no Facebook serão apresentados aos usuários para sanar as dúvidas.
Com este recurso, podemos gerenciar como as outras pessoas nos veem, como elas interagem conosco e como as vemos no Facebook. Além disso, o controle sobre a interação com anúncios e propagandas exibidas no site também serão coordenadas com a ajuda dessa ferramenta.
Ela é o último passo adotado pelo Facebook para ajudar todos os usuários a terem certeza de que eles estão compartilhando suas informações e ações com as pessoas certas. Ela se junta às verificações de privacidade, os lembretes de publicações com status Público e os seletores de público simplificados, recursos que a rede social implementou recentemente para ajudar nesse sentido.
O que as outras pessoas veem sobre você
- Publicações – Como escolho quem pode ver as fotos e outras coisas que eu publico no Facebook
- Exclusão de publicações – Como eu excluo algo que publico no Facebook?
- Perfil – Como posso ver como fica o meu perfil para outra pessoa?
- Lista de amigos – Outras pessoas podem ver minha lista de amigos quando visitam meu perfil?
- Procurar – O que as pessoas que não são minhas amigas veem quando procuram por mim?
- Curtidas e comentários – Quem pode ver minhas curtidas e comentários nas publicações de outras pessoas?
- Marcação – Quem pode ver uma foto que publico no Facebook quando outra pessoa está marcada nela?
- Desativação e exclusão de conta – Como eu desativo ou excluo minha conta do Facebook?
Como as outras pessoas interagem com você
- Linha do tempo – Como posso gerenciar o que outras pessoas publicam na minha Linha do Tempo?
- Comentários e curtidas – Quem pode curtir e comentar as coisas que eu publico no Facebook?
- Como desmarcar? – O que eu posso fazer se não quiser ser marcaado em uma foto?
- Desfazer amizade e bloquear – Como posso fazer uma pessoa que está me incomodando parar?
- Login e senha – O que devo fazer se achar que minha conta foi invadida?
O que você vê
- Anúncios – Como posso mudar os anúncios que vejo?
- Feed de Notícias – Como posso alterar o que é exibido em meu Feed de Notícias?
Atualizando praticamente tudo
Juntamente com a adição das Noções Básicas de Privacidade, o Facebook aproveitou para atualizar os Termos de Serviço, Política de Dados e Política de Cookies da empresa. A rede social recomenda que os usuários leiam estes textos e entrem em contato caso encontrem algum apontamento conflitante ou algo do que discordem. Em última instância, deixar de usar o serviço é a melhor forma de se proteger de ações das quais você não aprova.
A melhoria nos anúncios, assunto já abordado aqui no TecMundo, também foi ressaltado pela página que anuncia as alterações. Vale a pena ficar de olho nesse detalhe caso você se incomode com as propagandas que vivem pipocando na sua Linha do Tempo.
Importante!
Nesta matéria, esse assunto importante foi tratado de forma resumida. Portanto, caso você queira consultar todos os detalhes das atualizações sobre as quais o Facebook vai passar, confira os links que foram deixados no decorrer da notícia.
Fontes