Dedicada a empresas, a rede social interna “Facebook at Work” pretende concorrer de frente com serviços como Google Drive e Microsoft Office. A proposta foi anunciada pela empresa nesse domingo (16), segundo informa o site Financial Times. Edição simultânea de documentos e compartilhamento de arquivos de texto e planilhas, por exemplo, são algumas das tarefas que poderão ser executadas por meio desta variação da rede social de Zuckerberg.
O visual da página deverá ser bastante semelhante ao da interface tradicional do Facebook. Um sistema de notificações irá manter os usuários informados acerca de suas atividades profissionais – será possível acessar repartições como feed de notícias e grupos. Manter conteúdo pessoal separado de informações empresariais é outra das possibilidades que os futuros usuários do novo sistema terão acesso.
Obstáculos
A ramificação do Facebook especializada no gerenciamento de serviços profissionais passa atualmente por testes junto a desenvolvedores e empresas sediadas em Londres. Além dos serviços da Google e Microsoft, sites que congregam o perfil de profissionais, tal como o LinkedIn, são também concorrentes visados pelo “Facebook at Work”.
Uma data oficial de lançamento da ferramenta não foi divulgada. Antes de chegar ao mercado, porém, o serviço deverá se provar eficiente sob os olhos dos empresários. Acontece que softwares já existentes e populares como as soluções da Google e da Microsoft atendem com folga as demandas dos profissionais da contemporaneidade.
Muitas empresas também proíbem o uso de redes sociais durante o período de trabalho – outro obstáculo que deve ser batido pelo Facebook. A empresa fundada por Zuckerberg não se pronunciou acerca do assunto. Especula-se que taxa ou assinatura alguma deverá ser cobrada pelo serviço.
Fontes
Categorias