O Facebook acaba de anunciar uma novidade bem interessante para o mercado de anúncios online. A ferramenta Atlas foi totalmente reformulada após a aquisição realizada no início de 2013 e agora passa a ser utilizada em total consonância com a maior rede social da atualidade. Com essa novidade, o Facebook pretende reduzir a distância entre anúncios online e vendas offline.
Segundo a rede social, os cookies utilizados atualmente deixaram de ser uma fonte totalmente confiável de informações, uma vez que eles não funcionam em plataformas portáteis e também porque não medem os processos de consumo de uma forma mais complexa — que podem surgir em um computador, passar por um smartphone e chegar às lojas físicas, por exemplo.
O novo Atlas funciona com “marketing baseado em pessoas”, pois permite que os anúncios atinjam pessoas em novas dimensões e de uma maneira interconectada nas várias plataformas disponíveis. O próprio Facebook afirma: “entendemos que podemos tornar mais relevantes anúncios dentro e fora do Facebook, entre plataformas, utilizando entrega e medições baseadas em pessoas. Podemos atingir pessoas reais.”.
Vale dizer que a tecnologia utilizada funciona como uma entidade separada do Facebook. O Atlas “é imparcial na medição e na produção de relatórios para todos os publishers, incluindo o Facebook”. Também é importante mencionar que a empresa de Zuckerberg afirma que o Atlas não pode vender dados de pessoas individuais, apenas medições relacionadas a elas.
Fontes
Categorias