Desde a popularização do email, que passou a ser uma ferramenta de uso diário de cada um de nós, somos obrigados a lidar com pessoas mal-intencionadas utilizando iscas online, das mais cretinas às mais elaboradas, para aplicar um golpe. Afinal, quem nunca recebeu um arquivo do tipo “as_fotos_da_festa_ficaram_otimas.exe” ou um link disfarçado para trocar a senha da sua conta no banco?
Com a chegada das redes sociais, mais especificamente o Orkut, as estratégias dos hackers também ganharam nova forma. Scraps falando de vídeos em que o remetente aparecia, “flagras” de mulheres do BBB nuas ou mensagens como esta abaixo.
O Facebook, por sua vez, não ficou livre. Sendo uma das maiores “populações” do mundo, o site de relacionamentos representa um prato-cheio para os autores de malwares, e você provavelmente já deve ter visto alguns por aí.
As 10 mais clicadas
Nosso conselho é que você não clique em nenhum anúncio de procedência duvidosa, pois isso pode comprometer seu computador e a segurança de seus dados. Por mais óbvio que pareça, é preciso sempre frisar tal fato, já que essas armadilhas ainda atingem milhares de vítimas diariamente.
Segundo a empresa especializada em antivírus Bitdefender, a lista abaixo traz os 10 anúncios maliciosos mais populares do Facebook em 2014. O quanto cada um deles representa para o total de links falsos que a companhia encontrou no site este ano está indicado na porcentagem ao lado.
- 1. Pessoas que visitaram seu perfil (Total profile views/visitors) - 30,20%
- 2. Mudar a cor do perfil (Change your Facebook Color/Colour) - 7,38%
- 3. Fita de sexo da Rihanna (Rihanna sex tape with her boyfriend) - 4,76%
- 4. Camisetas grátis do Facebook (Check my status update to get free Facebook T-shirt) -4,21%
- 5. Diga adeus ao Facebook azul (Say goodbye to Blue Facebook) - 2,76%
- 6. Produtos abertos, estamos dando eles de graça (Unsealed. We are giving them away for free) - 2,41%
- 7. Veja se um amigo deletou você (Check if a friend has deleted you) - 2,27%
- 8. Veja os 10 maiores stalkers do seu perfil (See your top 10 profile peekers here!) - 1,74%
- 9. Descubra quem viu seu perfil (Find out how to see who viewed your profile) - 1,55%
- 10. Acabei de mudar o tema do meu Facebook. É incrível (Just changed my Facebook theme. It’s amazing) - 1,50%
A maioria deles aparece em inglês — apesar de eventualmente surgirem por aí algumas versões que foram traduzidas automaticamente —, mas, como a internet é um reino sem fronteiras geográficas ou culturais, são anúncios que podem aparecer em seu Feed de Notícias aqui no Brasil mesmo, e você pode acabar clicando neles se não analisar bem.
Ainda que você seja esperto o bastante, há sempre uma mãe, primo ou tio ingênuo que não sabe bem como as coisas funcionam na internet e que precise de um alerta. Por isso, para ajudar você a identificar algumas dessas pilantragens tão presentes em nossa sagrada navegação do dia a dia, vamos tentar explicar como cada um deles se apresenta.
1. Pessoas que visitaram seu perfil
O que costuma dizer: “Meu total de visualizações é: 483431. Descubra o total de visualizações do seu perfil clicando em http://linksuspeito.net/treta”
Não é difícil ver anúncios prometendo a oportunidade de ter em seu Facebook o controverso recurso do Orkut de ver quais foram os últimos visitantes do seu perfil. A verdade é que a plataforma do nosso amigo Zuckerberg não permite que usuários tenham esse tipo de informação.
Portanto, em hipótese alguma clique em links que estejam oferecendo isso, nem permita que nenhuma aplicação chamada “Profile Viewer” tenha acesso às suas informações pessoais.
2. Mudar a cor do perfil
O que costuma dizer: “Mude as cores do seu Facebook. Por favor, preencha um dos cadastros a seguir. Você não poderá prosseguir até que preencha um cadastro. Inscreva-se no Ziinga para desbloquear.”
Você já visitou o perfil de alguém no Facebook e viu um layout com cores diferentes? Se já, infelizmente precisamos informar que você estava no site errado — ou pode ter daltonismo. Entre as limitações da plataforma, a troca de cor está presente. O Facebook é branco e azul, e, não importa o quanto você goste de verde musgo ou fúcsia, não há como mudar isso. Logo, não caia nessa.
3. Fita de sexo (sex tape) da Rihanna
O que costuma dizer: “Eu perdi todo o meu respeito por ela após assistir isso >> http://itsatrap.bino/”
Além do título clássico “[vídeo] Rihanna Sex Tape”, há algumas outras variações que surgiram nos últimos meses. Entre elas, coisas como “Rihanna com o namorado” e “Rihanna com sua amante lésbica”. Desculpe-nos por arruinar sua curiosidade de gosto duvidoso, mas todas elas são fake. Não clique.
4. Camisetas grátis do Facebook
O que costuma dizer: “UAU! Ei, pessoal, o Facebook está dando várias camisetas com a marca do site grátis. Eu acabei de receber a minha,pegue a sua agora: http://cilada.ctz/hu3”
Não há informação alguma sobre o site fazendo ofertas do gênero no momento. A menos que você tenha ido a algum evento da rede social e ganhado os brindes lá — ou se chame Mark Zuckerberg e tenha uma máquina dessas em seu escritório —, o Facebook não vai lhe dar nenhuma camiseta grátis, principalmente através de links encurtados.
5. Diga adeus ao Facebook azul
O que costuma dizer: “INCRÍVEL! OLÁ, FACEBOOK ROSA! E ADEUS FACEBOOK AZUL! Alterne seu Facebook para 5 cores e temas diferentes aqui: http://apps.facebook.com/enganatolo”
Sabe aquilo que dissemos há apenas algumas linhas acima sobre não clicar em links no seu Feed de Notícias que digam que você pode trocar a cor do seu Facebook? Pois é, a oferta pode até vir em um anúncio diferente, mas a recomendação permanece: não clique.
6. Produtos abertos, estamos dando eles de graça
O que costuma dizer: “Nós temos 569 chapinhas de cabelo GHD que não podem ser vendidas porque tiveram suas embalagens violadas. Portanto, estamos dando elas gratuitamente. Quer um par? Apenas compartilhe a imagem e curta nossa página e nós escolheremos 569 pessoas completamente aleatórias na data X.”
Sim, existem sorteios de verdade no Facebook que dão prêmios, mas este não é um deles. Recomendamos que você só saia compartilhando imagens e curtindo fanpages de empresas ou instituições confiáveis e de lugares que você saiba que existam ou que já conhecia.
7. Veja se um amigo deletou você
O que costuma dizer: “Veja se um amigo deletou você. Veja se um amigo deletou você. Veja se um amigo deletou você.”
Em primeiro lugar, não sejamos tão paranoicos, a próxima Grande Guerra ainda pode surgir por causa de preocupações do gênero. Em segundo lugar, para ver se uma amizade foi desfeita, basta ir até o perfil da pessoa e verificar se vocês são amigos ou se há o botão de solicitação de contato disponível. Em terceiro lugar, essa ferramenta não existe, por isso não clique.
8. Veja os 10 maiores stalkers do seu perfil
O que costuma dizer: “Que legal, cara! Eu não acredito que você pode ver quem está visualizando seu perfil! Eu acabei de ver os dez maiores stalkers do meu perfil e estou CHOCADO que minha ex ainda esteja vendo meu perfil! Você também pode ver QUEM VISUALIZOU SEU PERFIL aqui: http://armadilha.de/satanas Massa!”
Não há novidade aqui. Assim como todos os aplicativos que prometem informações sigilosas sobre acesso de outros usuários, este também é falso.
9. Descubra quem viu seu perfil
O que costuma dizer: o de sempre, caro leitor... O de sempre.
A esta altura do campeonato você já deve ter percebido que as pessoas querem muito saber quem anda vendo seus perfis, mas, novamente afirmamos; o Facebook não permite que você tenha acesso a isso.
10. Acabei de mudar o tema do meu Facebook. É incrível!
Não, não é incrível e você vai acabar enchendo sua máquina com vírus se clicar aí.
Curiosidade e ingenuidade
“Por que as pessoas ainda querem ver quem está bisbilhotando seus perfis, apesar de todos os alertas de segurança? Eu acho que eles acreditam que esses são aplicativos legítimos”, comenta Catalin Cosoi, chefe estrategista de segurança na Bitdefender, em entrevista ao The Guardian.
“Isso é engenharia social de primeira, um desafio mental que aperta os botões psicológicos certos”, explica. “As iscas têm mudado ao longo dos anos, com stalkers, bisbilhoteiros, admiradores, namorados grudentos e ex-namorados perseguindo você, mas a razão pela qual essas armadilhas funcionam é simples: a natureza humana”.
O Facebook chegou à marca de 1,32 bilhão de usuários no segundo trimestre de 2014 e, naturalmente, é um alvo que sofre constantes investidas de desenvolvedores de malwares, querendo infectar usuários não acostumados com as malícias da internet.
Sendo assim, se você encontrar anúncios de aplicações que prometam dar qualquer um desses recursos — ainda que usando palavras diferentes —, não tente experimentar e fique longe.
Fontes