(Relaxnews) – Será que você pode se contaminar pelo humor dos outros passando tempo nas mídias? Os pesquisadores da Universidade da Califórnia acreditam que sim. O estudo deles, publicado no PLOS ONE, analisou mais de um bilhão de atualizações de status tornadas anônimas de mais de 100 milhões de usuários do Facebook habitantes de cidades grandes dos EUA. A pesquisa durou cerca de 1.800 dias, entre janeiro de 2009 e março de 2012.
O estudo descobriu que “postagens positivas geram postagens positivas”, ao passo que postagens negativas resultam em mais postagens negativas. No entanto, postagens positivas parecem ser mais “contagiosas”. Os pesquisadores utilizaram análise automática de texto através do software Linguistic Inquiry World Count para medir o conteúdo emocional nas postagens do Facebook. Nomes e palavras utilizadas em tais postagens não foram lidos.
“Nosso estudo sugere que as pessoas não estão apenas buscando semelhantes com quem possam se relacionar, mas estão de fato provocando mudanças na expressão dos sentimentos de seus amigos”, disse o autor principal, James Fowler, professor de ciência política do Departamento de Ciências Sociais e Saúde Genética na Faculdade de Medicina da Universidade de San Diego. “Temos poderes suficientes nesse conjunto de dados para mostrar que expressões emocionais se espalham pela rede, e que as expressões positivas se espalham mais rápido que as negativas.”
Compartilhando sentimentos bons
Muitas informações estão disponíveis sobre como as emoções se espalham entre as pessoas, seja entre amigos, conhecidos ou desconhecidos. No entanto, não há tanta informação sobre emoções no mundo digital, embora Fowler observe que é importante investigar isso, pois as pessoas estão muito envolvidas com as mídias sociais e o universo digital no geral.
Fowler e sua equipe usaram o tempo chuvoso como um experimento para o estudo. Eles descobriram que a chuva realmente muda o “tom” das postagens, aumentando o número de postagens negativas em 1,16% e diminuindo o número de postagens positivas em 1,19%. Embora não seja uma grande mudança, os pesquisadores estavam observando uma variável aleatória, como a chuva, que poderia ser usada para medir mudanças nas postagens dos usuários e nas postagens de seus amigos. Eles analisaram as postagens de amigos em cidades onde não estava chovendo para determinar se postagens sobre o “dia chuvoso” resultariam em um aumento.
Houve alguma mudança? Sim. De acordo com o estudo, cada postagem negativa adicional resultou em 1,29 postagem negativa a mais entre os amigos de um usuário, ao passo que cada postagem positiva adicional criou um aumento de 1,75 postagem positiva entre amigos.
“É possível que o contágio emocional online seja mais forte ainda que do que conseguimos medir”, disse Fowler. “Para nossa análise, para evitar medir o efeito da chuva propriamente dita, tivemos de excluir os efeitos das postagens de amigos que moram nas mesmas cidades. Mas temos grande ciência, comprovada em outros estudos, de que pessoas que moram próximo umas das outras possuem laços mais fortes de relacionamento, e se influenciam mais ainda. Se pudéssemos medir esses relacionamentos, provavelmente detectaríamos contágio ainda maior.”
Via Em resumo
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