(Fonte da imagem: Reprodução/iStrategy Labs)
Informações de um estudo realizado pela consultoria especializada iStrategy indicam que o total de usuários norte-americanos do Facebook que têm entre 13 e 17 anos caiu 3,3 milhões nos últimos três anos. O total de jovens nessa faixa etária diminuiu de 13,1 milhões em 2011 para 9,8 milhões no começo de 2014, passando de 8,9% do total de pessoas com perfis na rede social para 5,4%.
A pesquisa também indicou que o público que mais cresceu entre os usuários dos Estados Unidos está acima dos 55 anos de idade. A categoria aumentou 80,5% nos últimos três anos, saltando de 15,5 milhões (10,6% do total) para 28 milhões (15,6%) pessoas.
Já a faixa etária mais presente no Facebook também mudou. O grupo predominante deixou de ser o público entre 18 e 24 anos, que em 2012 representava 30,9% do total, e passou a ser aqueles entre 34 e 54 anos, que hoje são 31,1% de todos os usuários da rede social de Mark Zuckerberg.
Fluxo natural
A iStrategy afirma que o estudo tem o objetivo de demonstrar que a faixa etária das pessoas que usam o Facebook tem envelhecido, e não determinar um fluxo de migração para outras redes e serviços sociais. O critério foi estabelecido porque, segundo a entidade, não é possível desprezar o fato de que parte dos usuários que apareceu no estudo em 2011 já envelheceu e mudou de categoria naturalmente.
Ourta pesquisa sobre o assunto, realizada pelo University College London, reforça as descobertas da iStrategy. De acordo com esse levantamento, o Facebook está acabado para os adolescentes mais velhos (entre 16 e 18 anos). Ao mesmo tempo em que os adultos começam a fazer parte da rede social, os jovens acabam migrando para serviços distintos, como Twitter, WhatsApp, Snapchat e Instagram.
Fontes
Categorias