(Fonte da imagem: Shutterstock)
Utilizar o Facebook como a empresa gostaria que você o fizesse inclui abrir grandes partes da sua vida para serem registradas. Apesar de algumas pessoas ainda tentarem manter um pouco da sua privacidade na rede social, pesquisadores do Facebook estão criando um algoritmo para descobrir quando você pode estar se envolvendo romanticamente com alguém, assim como quando o seu relacionamento pode estar chegando ao fim.
Um professor da Universidade de Cornell e um engenheiro do Facebook afirmaram ter criado um algoritmo que pode identificar a pessoa com quem você está saindo e quando as coisas estão indo para o buraco e seu relacionamento está prestes a acabar.
O algoritmo depende de uma nova métrica que os pesquisadores estão chamando de “dispersão”. São analisados os tipos de conexão que algumas pessoas têm com grupos diferentes de amigos. Conhecidos próximos costumam ter contatos próximos em comum, mas, quando pessoas entram em algum tipo de relacionamento romântico, elas tendem a se conectar em diferentes círculos de amizade.
Basicamente, se você tem sua namorada no Facebook, a chance de ela se conectar ao seu amigo de infância é grande, tendo apenas você como ponto em comum entre eles. De outra maneira, não existiria motivo para ela ter essa pessoa como amiga dentro da rede social.
Os pesquisadores conseguiram identificar quais pessoas estavam em relacionamentos com precisão de até 60%, o que é bem melhor do que os 2% de tentativas randômicas como é feito atualmente. Depois de chegarem a esses resultados, outros começaram a surgir, como a chance de prever quando alguns casais estavam prestes a terminar.
O estudo mostrou que, quando alguns casais paravam de aparecer como se estivessem em um relacionamento pelo algoritmo, em 50% dos casos, acontecia o fim do romance dentro dos próximos dois meses. Basicamente, os envolvidos começavam a se distanciar de amigos em comum, se preparando para um eventual rompimento. Os estudos foram feitos com dados anônimos de 1,3 milhão de usuários do Facebook.
O objetivo da criação do algoritmo
O Facebook iniciou o estudo com esse algoritmo com intuito de conseguir vender melhor seu espaço para publicidade. Sabendo quando os usuários começariam a se relacionar com outros ou estariam prestes a se separar, o site pode oferecer anúncios diferentes dentro das páginas dessas pessoas.
Mesmo assim, a empresa ainda está estudando como colocar o estudo em prática, já que diversas pessoas colocam informações de relacionamento falsas na rede social, além de o algoritmo só funcionar de verdade quando os seus amigos, os amigos da pessoa com quem você está se relacionando, a pessoa e você têm contas ativas no Facebook.
Para ler mais sobre o estudo, clique aqui (em inglês).
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