Rede social mais utilizada no Brasil, o Orkut tem ganho muitas novidades nos últimos anos. Algumas, inclusive, parecem ter saído diretamente de alguns concorrentes. Enfim, independente de onde vem a inspiração para mudanças, o fato é que novidades estão à vista na rede social do Google.
A partir do dia 9 de junho de 2010, os milhões de usuários cadastrados no Orkut notarão algumas novidades em seus perfis. A principal delas diz respeito à privacidade, uma preocupação constante dos “orkuteiros”, pois será possível enviar recados privados para seus contatos, dando um caráter mais particular a conversas que não devem ser de conhecimento público.
Mais privacidade e interatividade
Os recados privados substituirão as famosas e muito praticada conversas via depoimento. Como esse tipo de contato precisa da confirmação do usuário para que seja publicado, muitos se utilizam dele para contar coisas particulares. Com os recados privados isso deve acabar, pois na hora de escrever para um contato é possível selecionar se a mensagem deverá ser vista apenas por ele ou por todos os que têm acesso à página de recados.
O incremento na interatividade do site fica por conta de uma nova ferramenta que permite aos usuários comentarem recados recebidos por seus contatos. Quando um recado for público, você poderá comentá-lo livremente, como já ocorre com as mensagens pessoais do Orkut.
Além de simplesmente dizer o que achou - e, quem sabe, iniciar um debate -, será possível também convidar outros amigos para participar da conversa. Assim o Orkut ganha um novo viés, permitindo uma interação ainda maior e mais organizada entre seus usuários, pois as respostas aos seus comentários serão exibidas nos perfis dos comentadores.
O Orkut “integrando” ferramentas de outras redes. Compare:
Quem é usuário do Twitter já deve ter enviado ou recebido alguma DM (acrônimo de Direct Message ou, traduzindo, mensagem direta). É um tweet normal, de até 140 caracteres, só que apenas pode ser visualizado pelo remetente e pelo destinatário, mantendo a privacidade de seu conteúdo. Ao analisarmos o que pretende ser o recado privado do Orkut, podemos notar uma grande semelhança.
Outra semelhança bastante clara com outra rede social de sucesso no mundo, o Facebook, é o comentário em recados. Ao deixar um recado no mural de algum contato seu no Facebook, os demais contatos podem deixar sua opinião ali, tal qual deve acontecer no Orkut com suas novas funcionalidades.
Enfim, o finado apresentador Chacrinha, um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira, disse certa vez que “na televisão nada se cria: tudo se copia”. Parece que na internet a máxima do velho guerreiro também vale.