Como você passa seu tempo no Facebook? Olhando fotos de amigos, explorando jogos sociais ou compartilhando imagens de gatos e outras coisas engraçadas? Pois uma pesquisa revelou que, de todos os serviços oferecidos pela rede social, o mais utilizado pelos usuários é o feed de notícias.
Segundo um relatório divulgado pela comScore — uma empresa especializada em análise de dados —, as pessoas passam 40% do tempo gasto no Facebook olhando as atualizações de amigos, novidades de suas páginas favoritas e tudo aquilo que aparece em sua página inicial. O interessante é que esse valor está consideravelmente acima de todas as demais opções.
Duvida? De acordo com a companhia que realizou o estudo, a visualização de álbuns e de suas respectivas fotos é a segunda atividade mais popular do site — e todos nós sabemos o quão viciante pode ser ficar olhando as últimas imagens postadas por alguém —, mas demanda apenas 16% do tempo dos usuários. Já a utilização de aplicativos, como jogos, corresponde a 14% do total analisado.
Como não poderia deixar de ser, os stalkers do Facebook não passaram despercebidos. Sabe as horas que você passa encarando o seu perfil, daquela menina que você conheceu na balada ou até mesmo de seu ex-namorado? Pois isso corresponde a 12% de todo o tempo gasto dentro do site.
Fechando a conta, temos 18% dos momentos dentro dos domínios de Mark Zuckerberg sendo usados para atividades variadas, como visitando eventos ou simplesmente batendo papo com seus amigos.
Qual a utilidade desses números?
Se você é um usuário ativo do Facebook, esses números não são nenhuma surpresa, principalmente porque eles não vão mudar sua vida. Afinal, que utilidade há em saber que o feed de notícias é a tela em que as pessoas mais passam seu tempo?
Isso pode até não ser útil para você, mas é uma informação fundamental para produtores de conteúdo, que precisam encontrar formas de atingir seu público de maneiras efetivas. Assim, sabendo onde está sua atenção, fica muito mais fácil pensar em estratégias para fazer com que a mensagem chegue ao seu destino — seja com publicações patrocinadas ou com promoções que atraiam novos seguidores a partir dessa tela inicial.
Outros dados
Além disso, a comScore trouxe mais algumas informações interessante sobre o comportamento do usuário na internet, sobretudo nas redes sociais. De acordo com os relatórios, a importância da utilização de imagens na hora de atingir o público cresceu consideravelmente, como pôde ser visto pela expansão de serviços como o Instagram, Pinterest e da própria linha do tempo do Facebook, que deu mais importância a esse material visual.
Fontes
Categorias