Reuters. Por Alexei Oreskovic - O Facebook lançou seu muito esperado aplicativo para iPad nesta segunda-feira e introduziu suporte para jogos nas versões móveis de seu serviço online.
O duplo anúncio liga duas lacunas na oferta de produtos do Facebook e poderia abrir um caminho para o Facebook gerar receitas de mais de 350 milhões de usuários que acessam seus serviços mensalmente por meio de seus dispositivos móveis.
O Facebook disse que as versões móveis de seu website irão oferecer maior integração com jogos para redes sociais e aplicativos. Esses jogos, como o Farmville, da Zynga, são extremamente populares entre os usuários do Facebook que acessam o serviço de seus computadores.
Como uma experiência similar à dos computadores, os usuários do Facebook vão receber alertas em seus dispositivos móveis, como no iPhone, da Apple, e nos smartphones com Android quando seus amigos utilizarem os jogos ou quando convidarem para jogá-los com eles.
Muitos dos jogos oferecem aos usuários a possibilidade de comprar bens virtuais, como equipamento adicional ou roupas para melhorar sua experiência no jogo, usando uma moeda especial do Facebook. O Facebook fica com 30 por cento das receitas vindas destas transações.
A nova versão do Facebook para o iPad, da Apple, vem sendo falada há meses na indústria dos blogs. O Facebook afirmou que o aplicativo vai melhorar a capacidade de mensagens e de visualização de fotos.