As tais “bolhas” do Facebook já são bastante conhecidas de todo mundo, assim como vem se tornando popular o esforço da rede social para combatê-las. O mais recente passo nesse sentido é a remodelação da página que exibe os tópicos mais populares da plataforma, os trending topics do Facebook, função atualmente disponível apenas nos Estados Unidos.
A novidade foi anunciada ontem (24) pela empresa e inclui uma mudança simples, mas que pode ampliar as fontes de informação dos usuários a respeito de diversos temas. A página para a qual o usuário é levado quando clica sobre um tópico foi redesenhada e está mais intuitiva, com as informações mais à mão, e também ganhou recursos para a descoberta de novas publicações sobre cada tema.
“Agora, ao clicar sobre um tópico popular, você vai ver um carrossel com histórias de outras publicações sobre o tema do tópico e é possível deslizar por ele”, relata o comunicado divulgado pelo Facebook. “Ao tornar mais fácil ver o que outros veículos estão dizendo sobre um tópico, esperamos que as pessoas se sintam mais informadas sobre as novidades de sua região”.
Ainda indisponível no Brasil, a novidade redesenha os tópicos populares do Facebook
Segundo o Facebook, as histórias exibidas na tela incluem as publicações mais populares sobre cada tópico na rede social. Para concluir quais links são mais populares, a plataforma usa métodos já conhecidos, como popularidade do artigo no Facebook e também fora dele, além de quais outras matérias aparecem linkadas no texto.
A companhia de Mark Zuckerberg alerta que “não há uma lista pré-determinada de publicações elegíveis para aparecer nos Trending”, ou seja, ao menos em tese, a seleção dos links é feita de forma orgânica.
Assuntos do momento
A ferramenta de assuntos mais populares do momento no Facebook ainda está em fase de testes. Ela está no ar desde o início de maio, mas de maneira restrita — por enquanto, ela pode ser utilizada apenas pelo iPhone e nos EUA —, mas alguns novos recursos começam a aparecer no radar de novidades.
Além do novo visual, os tópicos populares devem ganhar em breve uma seção exclusiva para eles no Feed de Notícias. Se você usa o Twitter, deve conhecer bem o quadro “Assuntos do Momento” (ou Trending Topics, caso você use o serviço em inglês), e é algo semelhante a ele que os usuários do Facebook verão em seus dispositivos mobile.
Fontes
Categorias