Nesta quarta-feira (2 de novembro), o Facebook emitiu seu relatório fiscal trimestral para mostrar como foram seus resultados da empresa entre julho e setembro. Os resultados continuam positivos — sendo liderados por crescimento de 59% em receita de publicidade e 56% na receita total, em comparação com o mesmo período de 2015.
Apesar disso, o mercado não reagiu muito bem aos números. Com o receio de que o Facebook esteja desacelerando em seus resultados, as ações do Facebook na bolsa de valores caíram 1,73% pouco após a divulgação dos resultados, havendo a expectativa de que o número ainda caia quase 5% já na abertura de hoje.
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Com isso, os papéis da rede social podem chegar a valer pouco mais de US$ 120 até o fechamento de hoje — sendo que elas chegaram a custar US$ 133,28 no dia 24 de outubro, data de maior índice nos últimos 30 dias.
Maior valor dos últimos 30 dias, comparado com o fechamento de quarta-feira (2)
Parte desse medo da desaceleração surge por causa da fala do próprio CFO do Facebook (David Wehner). Ele disse que o crescimento da empresa vai ser menos substancial a partir de agora, principalmente por causa dos limites que o Facebook está impondo para melhorar a experiência de usuário e reduzir a perda de clientes.
E o lado bom?
O analista Josh Olson disse ao VentureBeat: “Eles atingiram o limite de frequência de anúncios nos feeds de novidades, então eles vão conseguir aumentar a receita somente em outras áreas, como atribuição de preços, engajamento de usuário e crescimento da base de usuários”.
Apesar dessa queda brusca e instantânea, analistas imaginam que isso pode beneficiar o Facebook em logo prazo. Por causa do crescimento das plataformas móveis, a rede social deve “receber o pagamento pelos investimentos realizados em Mobile nos últimos anos”. Ou seja: apesar do susto inicial, é bem possível que as ações do Facebook voltem a ser valorizadas em breve.
Vale lembrar também que a empresa aumentou sua força de trabalho recentemente, contratando 1.200 novos funcionários. Além disso, há vários investimentos em maneiras de levar a internet para regiões com pouco ou nenhum acesso e isso também pode gerar bons frutos.
Será que a rede social ainda tem espaço para crescer?
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