Em seu aniversário de 10 anos, a ferramenta mais popular de bloqueio de publicidade para navegadores atingiu o número de meio bilhão de downloads. O Adblock Plus foi programado por Wladimir Palant em janeiro de 2006 para o Mozilla Firefox e desde então caiu nas graças dos usuários incomodados com o excesso de publicidade em sites e outras plataformas da internet.
Vale notar que essa marca de 500 milhões de downloads diz respeito ao número absoluto de vezes que a extensão foi baixada, e não de usuários ativos. Esse valor provavelmente gira em torno de 10%, somando cerca de 50 milhões de pessoas que utilizam o Adblock Plus simultaneamente. Seu maior concorrente, o AdBlock, segue em sua cola com cerca de 40 milhões de usuários.
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O grande mérito de Wladimir Palant foi ter popularizado o uso desse tipo de extensão que bloqueia propagandas. Anteriormente, um programa com a mesma função já havia sido criado por Henrik Aasted Sørensen, mas acabou não saindo do círculo de profissionais de tecnologia. A popularização do Adblock Plus e outras ferramentas similares causou uma mudança drástica na maneira como a publicidade é veiculada em serviços da internet.
Uma novidade na realidade dos desenvolvedores por trás do Adblock Plus é a campanha Acceptable Ads, ou “anúncios aceitáveis”, que bloqueia seletivamente certas propagandas que incomodem mais e cria uma “lista branca” com publicidade que não é tão intrusiva assim. A lista com os “anúncios aceitáveis” já chega a 700 na extensão. Ainda assim, com 50 milhões de pessoas utilizando o Adblock Plus nas mais variadas plataformas, selecionar qual publicidade vai ser exibida ou bloqueada continua sendo um grande negócio.
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