No último sábado (3), a empresa de turismo espacial Virgin Galactic completou seu primeiro teste com a VSS Unity, segunda nave da companhia. É um grande passo para deixar no passado o trágico acidente de 2014, que resultou na morte de um dos pilotos.
O veículo foi apresentado ao mundo no início do ano, com a proposta de levar clientes para passeios sub-orbitais. Nesse tipo de voo, a nave atinge uma altitude superior a 100 km, alcançando o espaço
Today, VSS Unity flew free for the first time. Here's a glimpse into our successful test flight this morning #SpaceShipTwo pic.twitter.com/m05UGYy7nq
— Virgin Galactic (@virgingalactic) 3 de dezembro de 2016
Nesses primeiros testes – realizados no Deserto de Mojave, na Califórnia – a nave voou por 10 minutos, atingindo uma velocidade máxima de Mach 0,6 (740 km/h). O principal objetivo era a coleta de dados para entender o comportamento do veículo em um cenário mais próximo do real.
A Virgin Galactic deve continuar com as avaliações em 2017. Apesar disso, a empresa ainda não dá uma data exata para a realização dos primeiros voos comerciais nessa nave.
Fontes