É muito comum em escritórios e até mesmo em algumas residências a necessidade de compartilhar uma planilha do Excel em uma rede. Como já é bem sabido, um arquivo deste tipo está sempre sujeito a alterações. E então surge outra necessidade: monitorar essas alterações para saber quem as proporcionou e quando.
O Excel tem um recurso específico para este monitoramento, chamado Controle de Alterações. Neste guia, você vai ver como é simples ter controle sobre planilhas do Excel em ambientes em constante modificação.
Com o arquivo aberto, acesse a guia revisão. À direita, no grupo “Alterações”, clique no botão “Controlar Alterações” e escolha a opção “Realçar Alterações”.
Uma caixa de diálogo será aberta. Para habilitar esta função, clique em “Controlar alterações ao editar. Também compartilha a pasta de trabalho”.
Com as opções disponíveis, configure o comportamento do monitoramento. Defina quais alterações devem ser monitoradas através de três categorias:
Quando: desde um período determinado por você, desde a última gravação ou todas as alterações.
Autor: todos os usuários que alteraram a planilha ou todos exceto você.
Onde: permite monitorar apenas uma parte específica da planilha. Clique no botão desta opção e indique o intervalo das células que você deseja observar.
A opção “Realçar alterações na tela” lhe permite destacar o conteúdo modificado, o que facilita a visualização. Qualquer célula que tenha seu conteúdo alterado é indicada com uma pequena seta no canto superior esquerdo. Você clica nesta seta para obter mais informações sobre as alterações.
Você pode aprovar e descartar alterações feitas por outros usuários. Com a opção de controlar alterações habilitada, volte para o botão “Controlar Alterações” e perceba que a opção “Aceitar/Rejeitar Alterações” estará habilitado.
Clique neste botão para o Excel lhe exibir todas as alterações com opção de aceitá-las ou não.
Volte para o botão “Realçar Alterações” e perceba que o botão “Listar alterações em uma nova planilha” está habilitado. Marque esta opção para exibir todas as modificações em uma nova planilha do Excel.