A apresentação de um gráfico bem feito e profissional é essencial para uma transmissão precisa de dados. Mas nem sempre se consegue comunicar exatamente o necessário com apenas um gráfico simples. Aprenda com este tutorial a mesclar séries de dados de dois ou mais gráficos em um só.
Escolha as duas séries de dados que deseja comparar. Após selecionar os dados que pretende inserir no gráfico, escolhemos inserir um gráfico no estilo coluna 2D, por ser o mais simples para exemplificar.
Surgirá um gráfico 2D com as séries de dados lado a lado. Note que mesmo tendo as duas séries de dados no mesmo gráfico, a comparação evolutiva se delimita, pois as barras são semelhantes. Selecione, clicando sobre as barras, uma das séries de dados inserida.
Em seguida, na aba “Formatar”, dentro das Ferramentas de gráfico, clique em “Formatar seleção”. Perceba que é possível visualizar acima qual a série escolhida para a formatação.
Na janela aberta, em “Opções de série”, selecione na caixa “Plotar série no” a opção “Eixo Secundário”.
Você verificará, em seguida, que o aspecto do seu gráfico mudará. É possível modificar a largura das barras na caixa “Largura do espaçamento”, e verificar as mudanças no gráfico. Nas outras abas você pode escolher entre diferentes estilos de preenchimento, como sólido ou gradual, modificar a cor (é recomendado escolher cores contrastantes para melhor visualização), escolher sombra, borda ou estilo 3D para diferenciar suas barras.
A modificação da largura do espaçamento facilitará a visualização das barras de dados no gráfico, pois sobre no eixo secundário elas podem se sobrepor e dificultar a visualização dos dados.
Para incrementar e tornar mais profissionais os dados do seu gráfico, facilitando a sua comparação gradual, você pode modificar o tipo do gráfico de uma das séries de dados, selecionando-a e clicando em “Alterar tipo de gráfico”, na aba “Design”.
Você deve escolher um tipo de gráfico em 2D, para coincidir com o outro gráfico que não será mudado. Nós escolhemos o gráfico em linha, pois facilita a comparação evolutiva das diferentes séries de dados graças à diferença no layout. Assim, a evolução dos números pode ser facilmente observada.
A utilidade desse tipo de gráfico é grande para a representação de séries de dados que se influenciem direta ou indiretamente. Assim é possível observar juntamente com a evolução e comparar qual é a influência que um fator exerce sobre o outro.
Infelizmente, as opções gratuitas de planilhas eletrônicas ainda não possuem ferramentas que permitem esse tipo de trabalho. Caso você queira utilizar esse gráfico em uma apresentação, você pode exportá-lo para uso no Power Point.