Fonte: site de notícias Paraná Online
Recentemente a Copel, Companhia Paranaense de Energia, lançou o primeiro táxi elétrico do país. Com ponto de funcionamento principal no Aeroporto Internacional Afonso Pena, o táxi tem seu eletroposto localizado em São José dos Pinhais (cidade situada na região metropolitana de Curitiba).
Até o momento já foram realizados alguns testes com o táxi elétrico, que mostraram que o veículo apresenta autonomia de até 100 quilômetros quando tem sua carga completa. Além disso, o “abastecimento elétrico” do táxi custa bem menos que o de um veículo comum (entre 5 e 8 reais).
O único problema com a bateria parece ser o reabastecimento, que leva aproximadamente oito horas, segundo Ronald Ravedutti, presidente da Copel. Ravedutti ainda afirma que o ideal é que uma recarga leve no máximo cinco minutos e que, se possível, a bateria seja trocada rapidamente — fatores que indicam planos para o futuro.
Fonte: site de notícias Paraná Online
A Copel está apostando nesta ideia para gerar melhoras para o meio ambiente, pois o táxi elétrico não polui e não emite qualquer tipo de barulho. E não é só a Copel que está investindo, pois o projeto tem parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), a Itaipu Binacional e outras empresas privadas.
A implementação de táxis elétricos não para por aí, pois segundo a Copel, existem planos para que novos veículos deste tipo comecem a circular em Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel até o fim de 2010. Sendo ainda mais ambicioso, o objetivo do projeto é a inserção de táxis elétricos por todo o país antes da Copa de 2014.
Fonte: site de notícias Paraná Online
A empolgação com os táxis elétricos gerou outra boa notícia. O atual governador do Paraná, Orlando Pessuti, visitou a inauguração do veículo e aproveitou para comentar que algumas políticas fiscais e tributárias serão criadas para o incentivo dos automóveis elétricos no estado.
Fonte: site de notícias Paraná Online
Categorias