A Endless Computadores é uma empresa que foca na venda de PCs voltados para a inclusão digital. Baseado em Linux, a companhia está lançando a versão 3.0 do sistema operacional utilizado nas próprias soluções, o Endles OS — vale lembrar que ele é gratuito.
Entre as novidades do Endless 3.0, está a simplificação do processo de download e a possibilidade de instalação do software em modo de dual boot com o sistema Windows. O EOS 3.0 promete contribuir para minimizar o consumo de dados de internet do usuário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Assim que o EOS 3.0 é instalado, o usuário encontra mais de 100 aplicativos e ferramentas para toda a família, incluindo uma enciclopédia completa e jogos educativos para crianças aprenderem brincando, livros digitais, apps com informações sobre saúde e bem-estar, receitas e muito mais. Também é possível utilizar o sistema em ambiente corporativo, já que ele oferece ferramentas para redigir documentos, planilhas e apresentações de trabalho, editar vídeos e fotos, criar protótipos em 3D e ouvir música.
- Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre o sistema operacional
Flatpak
O Flatpak é uma novidade no EOS: uma tecnologia inovadora de distribuição de aplicativos que permite que um mesmo app seja instalado em diferentes distribuições Linux. Ou seja, ele garante maior flexibilidade e segurança, permitindo lançar novos apps independentemente das atualizações do EOS, além de otimizar o consumo de internet, garantindo que apenas o que é absolutamente essencial seja baixado, segundo a Endless Computadores em declaração.
"A Endless vem se consolidando como uma plataforma de conteúdo. Queremos ser um facilitador para que conteúdos diversos e relevantes possam ser entregues para usuários em todo o mundo, independentemente do nível de conectividade”, disse Roberta Antunes, Diretora da Endless.
O Endless OS está disponível em duas versões gratuitas, veja abaixo:
Versão "Básica"
- Recomendado para pessoas com acesso constante à internet e que podem optar por baixar os conteúdos educacionais e demais aplicativos posteriormente
- Inclui: Aplicativos de desktop básicos como navegador Chromium, LibreOffice (compatível Office da Microsoft), leitor de áudio, gerenciador de e-mail e editor de fotos GIMP (compatível com Photoshop)
- Idiomas: português, espanhol, inglês, francês, chinês e árabe, entre outras
Versão “Completa”
- Recomendado para pessoas com acesso restrito à internet
- Inclui: um ecossistema com mais de 100 de aplicativos pré-instalados e que ficam acessíveis off-line. Além dos apps da versão básica, há programas, com informações sobre saúde, educação, negócios e entretenimento, enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipédia, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar, entre outros
- Idiomas: português brasileiro, espanhol e inglês
Fontes
Categorias