Um empreendedor moderno precisa também estar atualizado e saber quais são as ferramentas mais úteis que podem dar uma força na rotina de trabalho. Abraçar a tecnologia pode ser uma boa ideia para quem busca ampliar organização, produtividade, comunicação e até segurança com a equipe de colaboradores.
A seguir, você confere uma lista de sites e aplicativos (com opção de download para várias plataformas diferentes) que não servem só para empreendedores (eles valem também para a rotina, fazer lista de compras ou organizar trabalhos escolares) e são capazes de revolucionar o seu fluxo de trabalho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1. Trello
O Trello é um organizador em forma de site que também tem aplicativo mobile. Ele tem um visual muito fácil de ser dominado que funciona a partir de cartões (que podem ser os objetivos do dia, por exemplo), colunas (o cronograma de cartões da semana) e quadros (um projeto inteiro). Assim, você gerencia seus afazeres ou equipes inteiras de uma forma bem dinâmica. Dá para anexar arquivos e links sem problemas aos cartões, além de citar e marcar outros usuários cadastrados.
2. Evernote
Muita gente já ouviu falar do Evernote, mas não é todo mundo que dá uma chance ao serviço. Pois saiba que vale muito a pena: ele ajuda você a anotar recados, ideias, compromissos, tudo o que estiver ao seu alcance — e em vários formatos, de pequenas mensagens de texto até áudio e fotos. Há sincronia entre plataformas para você acessar o que foi escrito em qualquer dispositivo.
3. Pipefy
Esse serviço brasileiro que junta vários aplicativos em uma plataforma tem tudo para ganhar o mundo em breve. Com ele, todo o processo empresarial de organização em apps, formulários e planilhas é simplificado. Mesmo sem conhecimento técnico, gestores podem criar fluxos de produtividade em poucos cliques que guiam os colaboradores por toda a execução do trabalho. Ele é gratuito dependendo do número de cadastrados.
4. Qipu
Mais uma iniciativa nacional! O Qipu é criação do Sebrae em parceria com o Buscapé e se destina ao MEI (microempreendedor individual). No serviço, você recebe avisos para não se esquecer de pagamentos, organiza vendas, controla despesas e ainda descobre todos os benefícios que essa categoria proporciona.
5. Slack
O Slack é a mais nova sensação do mundo do empreendedorismo. A plataforma tem como diferencial ser uma ferramenta de comunicação e troca de arquivos organizada especialmente para empresas. Isso permite a você criar grupos só com a sua força-tarefa, por exemplo, e enviar anexos para colegas na hora, sem precisar de email. Há planos pagos e uma versão gratuita.
6. Unroll.me
Mas tem gente que não consegue deixar o email de lado, por mais desorganizado que ele fique às vezes. Por isso, existe o Unroll.me. Esse serviço limpa a sua Caixa de Entrada e mostra todo o panorama do seu correio eletrônico, permitindo rápida desfiliação de grupos ou eliminação automática de mensagens de príncipes nigerianos ou aumento peniano.
7. Wunderlist
O Wunderlist é outra opção famosa de lista de tarefas que serve tanto para o trabalho quanto para o cotidiano. O serviço de planejamento ajuda quem tem uma agenda lotada e precisa de avisos com lembretes. A versão gratuita já é bem completa, mas a Pro (paga) tem mais funções e personalizações.
8. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um app completo para quem tem uma empresa ou um serviço e quer se sair bem no buscador mais famoso do mundo. Por meio do app, você atualiza as informações da companhia no Google e no Google Maps, gerencia e responde comentários e tem uma visão geral de citações sobre a marca.
9. RescueTime
Um empreendedor precisa de foco e disciplina — mesmo com tantas distrações na internet e um dia que parece sempre curto demais. Com o RescueTime, você recebe relatórios sobre a sua rotina online diária, para saber se anda trabalhando demais ou passando horas com o Facebook aberto. O serviço pode colocar alarmes que avisam sobre quando é hora de descansar ou trocar de atividade, por exemplo. Na versão paga, dá até para bloquear certas páginas para evitar sair da linha.
10. 1Password
Quem possui login pessoal e profissional em vários serviços corre um risco ainda maior de ser invadido e ter prejuízos em propriedade intelectual e finanças. Além disso, às vezes é difícil se lembrar de todas as senhas, e escrever tudo em um papel ou documento de texto não é nada recomendado. Por isso, um gerenciador como o 1Password é ideal: ele não só guarda seus códigos com segurança, como preenche automaticamente a partir de extensões nos navegadores.
Você usa algum app para melhorar sua produtividade? Comente no Fórum do TecMundo
Categorias