(Fonte da imagem: Divulgação/Asana)
A equipe do Asana anunciou nesta semana a criação do Inbox, um sistema que seria uma nova proposta para o mercado corporativo, com a ideia de derrubar de uma vez por todas o conceito de email que conhecemos atualmente. Algumas empresas de peso já aderiram ao uso do Asana, entre elas o Foursquare, o Twitter e o LinkedIn.
Segundo Justin Rosenstein, cofundador do projeto, o email como conhecemos é uma ferramenta contra a produtividade. Para ele, cada email é uma união de textos isolados, fora de um contexto geral. Com essa ideia, Rosenstein começou os trabalhos pesados do Inbox ao lado de Dustin Moskovitz, cofundador do Facebook.
O Asana funciona como um aplicativo web, dispensando a instalação de qualquer software, e une diversas ferramentas em um só espaço, como gerenciamento de equipes, definição de data-limite para projetos, envio de anexos, entre outros. Assim como na proposta do Google Docs, aqui as alterações também aparecem em tempo real para todos os usuários.
O próprio Facebook ainda utiliza uma versão personalizada do Asana, que foi criada por Moskovitz quando ele ainda trabalhava para a rede social. Segundo o The Verge, a Caixa de Entrada do sistema lembra muito o feed de notícias do Facebook, mostrando atualização de tarefas, comentários em projetos e alterações em datas ou informações importantes.