Para virar objeto de desejo, um game precisa de muito mais que uma história envolvente ou um design futurista. Um bom plano de negócios com estratégias de marketing e planejamento financeiro é fundamental para que a empresa tenha crescimento e lucro. Foi pensando nisso que o administrador de empresas Marcus Imaizumi, com 15 anos de experiência neste mercado, criou a Escola Brasileira de Games (EBG), projeto pioneiro em treinamento e especialização em Gestão de Negócios de Games.
“Trabalhei como consultor na área de jogos digitais por alguns anos, e notei que muitos jovens talentosos conseguem produzir games de qualidade, que teriam sucesso se eles soubessem posicionar seu produto no mercado. Mas, infelizmente, a falta de afinidade com ferramentas de gestão e marketing faz com que muitos morram na praia. Nosso objetivo é prover o conhecimento necessário para que os alunos obtenham sucesso com suas criações”, diz Marcus Imaizumi, fundador e professor da EBG.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
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A EBG é uma iniciativa da Gamebiz, dirigida por Imaizumi e especializada em desenvolvimento de negócios para jogos online. A escola foi concebida para incentivar e aperfeiçoar a capacitação profissional através de metodologia inovadora, que conta com aulas baseadas nas experiências e práticas de gestão reais de empresas do setor localizadas no Brasil e no mundo.
Games em sala de aula
Entre os cursos mais procurados está o de “Empreendedorismo em Games”, com duração de 8 horas, no qual Marcus divide a sala com Marcos Costa, profissional de Contabilidade que ensina os processos burocráticos pelo qual o empreendedor deverá passar. Ele aborda o passo a passo do jovem empresário junto aos órgãos públicos, enquanto Marcus ensina a elaborar o Plano de Negócios e a lidar com os relatórios gerenciais aplicados para o mercado de jogos.
A teoria é ilustrada com cases de sucesso de empresas de jogos reais, ensinando aos alunos algumas regras de administração que vão ajudar a fazer pesquisa de mercado, analisar a concorrência, elaborar previsão de vendas de seu jogo e plano de promoção.
Além de abordar Gestão e Empreendedorismo, os interessados em temas mais amenos também encontram aulas de “Realidade Aumentada”, “Oportunidades de Marketing em Games” e “Storytelling” na grade da instituição.
Indo além dos jogos
Nesse início de atividades, a escola oferece hoje 30 cursos de curta duração, que vão de 3 a 8 horas, focados nas áreas de Administração e Empreendedorismo, Marketing e Publicidade, Monetização, Game Design e Produção, todos ministrados por professores com mais de 10 anos de experiência neste mercado. Os cursos são ministrados em São Paulo, na região da Avenida Paulista. A instituição já recebeu estudantes do Rio de Janeiro, Recife e de Brasília.
Imaizumi é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Foi gerente de produtos e negócios no Yahoo! Brasil e country manager da rede social teen Habbo e da desenvolvedora de MMO’s alemã Innogames. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Escola Brasileira de Games.
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