Você conhece o Kodu Game Lab? Este aplicativo que foi lançado pela Microsoft há algum tempo permite que qualquer pessoa crie seus próprios jogos de ação, eliminando qualquer contato com códigos e facilitando a programação de personagens e montagem de cenários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A nova versão da engine – batizada de Kodu Mars – tenta atingir principalmente o público infantil, apresentando como protagonista uma simpática sonda espacial (que por sinal lembra muita a Curiosity) que tem como objetivo explorar Marte. Trata-se de uma mistura entre software de criação de jogos e um jogo em si.
Em Kodu Mars, as crianças podem programar o personagem com um sistema visual simples, montar cenários em uma jogabilidade semelhante à de Minecraft, tirar fotografias do cenário e procurar pedras que podem ser escaneadas e armazenadas.
Em Kodu Mars, as crianças aprendem operações matemáticas básicas e alguns conceitos simples de programação enquanto se divertem jogando (Fonte da imagem: Reprodução/ZDNet)
Aprender brincando
Conforme a Microsoft, o software foi planejado para ser uma forma amigável de ensinar conceitos de programação e tópicos complexos de computação para crianças, sendo uma maneira mais efetiva de aprender do que métodos de estudo comuns. Enquanto jogam, os pequenos aprendem a fazer contas matemáticas básicas (adição, subtração, divisão e multiplicação) para solucionar problemas e relacionar eventos/ações do personagem com botões do teclado.
Kodu Mars é completamente gratuito e está disponível tanto para PC quanto para Xbox 360. A intenção é que a engine seja levada para as salas de aulas, tanto que já existem ferramentas e guias para professores disponíveis para download – tudo gratuito também.
Fonte: ZDNet