O Google Earth há muito tempo deixou de ser um simples programa para ter uma visão da Terra como se você estivesse no espaço. Desde seu lançamento, cada versão traz melhorias e novidades que impressionam até mesmo usuários acostumados a lidar com programas deste porte.
Além de ver o nosso planeta, os utilizadores do aplicativo têm acesso à cartas celestes, imagens do espaço (incluindo um passeio pela superfície de Marte), podem mergulhar em qualquer um dos oceanos e mares ou passear pela antiga Roma, sem falar nas outras dezenas de opções.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dentre estas dezenas de opções disponíveis no Google Earth, uma que encanta muitas pessoas é a possibilidade de ver o pôr-do-sol de qualquer lugar do planeta. Paris, Roma, Nova York, Curitiba, Brasília, São Paulo, Pólo Norte, Alaska, enfim, qualquer lugar mesmo.
O mais interessante é que o programa possui também uma ferramenta a qual permite o retrocesso ou avanço no tempo, assim você pode ver o pôr-do-sol quantas vezes quiser, e, como já foi dito, de qualquer lugar. Quer aprender como se faz? Então, vamos lá!
Configurações e opções
Antes de tudo, é preciso ativar algumas layers (Camadas) do Google Earh para que a visualização do Sol se pondo fique ainda mais legal! A primeira layer a ser ativada é a "3D Buildings" (Construções 3D), a qual mostra diversos prédios e construções em 3D no programa.
Desta maneira é possível não só ver o Sol descendo no horizonte como também o efeito da iluminação em prédios e monumentos.
Nem sempre é fácil se localizar no programa, por isso ativar a layer “Roads” (ruas) pode ser uma boa ideia, pois ela exibe o nome de todas as ruas de cada cidade.
Para que o tempo “passe mais rápido” no programa, o uso de uma ferramenta é fundamental. Trata-se da opção “timer” que permite ao usuário avançar ou voltar no tempo. Caso você queira ver o pôr-do-sol às três horas da tarde, em frente ao Coliseu, é só dar alguns cliques e aproveitar.
Como fazer
Depois que as opções acima estiverem prontas, é hora de começar o show. Primeiro escolha um lugar do qual você gostaria de ver o Sol se pondo. Paris, por exemplo, na Torre Eiffel. Utilizando a ferramenta de busca do Google Earth, procure pelo seu lugar preferido e, ao encontrar, rotacione a imagem de forma que você consiga uma boa visão do Oeste.
Não sabe para que lado fica o Oeste? No canto direito da tela você encontra as ferramentas de navegação e uma delas possui a letra N (de Norte) desenhada. Gire seu mapa até que esta letra N fique posicionada do lado direito, como mostrado na imagem ao lado.
Agora que você já está “olhando” para o lado certo, é hora de pular no tempo. Clique no botão e, na barra de ferramentas que aparecer, utilize as setas para avançar até horário do pôr-do-sol (ou voltar, se for o caso).
Encerrando
O Google Earth é um dos poucos aplicativos que nos permite visualizar fenômenos naturais com a precisão mais próxima ao real. Poder ver o Sol se pondo mesmo em dias chuvosos, ou em meio aos prédios e construções é um privilégio que agora muitos podem ter. Não perca mais nenhum pôr-do-sol.
Esperamos que tenham gostado. Até a próxima!
Categorias