Investidor conhecido pelo faro certeiro para negócios de internet, Peter Thiel, cofundador do sistema de pagamentos online PayPal, subiu na terça-feira (09) ao palco do TechCrunch Disrupt — principal evento mundial para startups ligadas ao setor de tecnologia — e anunciou uma "nova era" para a economia americana nas próximas décadas. E o principal centro dessa mudança será o polo de tecnologia Vale do Silício.
Thiel fala com conhecimento de causa. Além de ajudar a criar o PayPal — parte do grupo eBay —, foi um dos primeiros investidores do Facebook. Já colocou dinheiro em outros êxitos, como o LinkedIn e o Yelp. No Brasil, seu fundo Valar Ventures já apostou na Oppa, que vende móveis pela internet, e Descomplica, que oferece cursos online para o Enem.
Parte integrante dessa comunidade tecnológica, ele diz que não vê motivo para mudar de lugar tão cedo: "Depois da crise de 2008, o Vale do Silício se tornou o lugar a ir. Não quero fazer muito barulho em cima disso, mas [o Vale do Silício[ é o lugar em que se deve ir nos próximos 10 ou 20 anos", afirmou ontem, durante o TechCrunch Disrupt, em São Francisco.
Peter Thiel, cofundador do PayPal
Thiel aproveitou a apresentação no TechCrunch para twittar pela primeira vez. Seu primeiro tweet não usou nem metade dos 140 caracteres. Tratou apenas do título e um link para comprar seu novo livro, que já está à venda na Amazon: “Zero to One: Notes on Startups, or How to Build the Future” (“Do Zero a Um: Notas sobre Startups, ou Como Construir o Futuro”). Na obra, ele fala que o progresso pode ser obtido em qualquer indústria e afirma que o próximo Bill Gates será quem conseguir criar um tipo de negócio completamente novo.
Questionado sobre o que observa em uma startup antes de investir, Thiel disse que analisa o histórico dos empreendedores envolvidos e evita investir de imediato antes de "sentir" a consistência da empresa. "Vejo há quanto tempo (os empreendedores) trabalham juntos e se vão desistir no primeiro sinal de problema", disse.
Brasil
A delegação brasileira presente na área de startups do TechCrunch Disrupt é uma das maiores do evento - são 30 expositores, selecionados pelo Sebrae e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
No pavilhão de startups, que fica logo na entrada do evento, empresas de diversos países dividem espaço. Há delegações de Coreia do Sul, Japão, Argentina e Holanda, entre outras. O desafio das empresas, no meio de tantos outros negócios, é fazer uma ideia ganhar destaque.
A gestora de projetos da Apex, Flavia Egypto, diz que, embora seja difícil conseguir um investidor no evento, fazer contatos é essencial para "garimpar" interessados para futuras rodadas de investimento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Por Ligia Aguilhar - São Francisco
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