Até que ponto o fracasso pode ser determinante para o sucesso? Drew Houston, o criador do Dropbox – um serviço de compartilhamento de arquivos online criado por ele e Arash Ferdowsi em 2007 – pode ter a resposta na ponta da língua.
O mais novo integrante no clube dos bilionários do Vale do Silício acumulou erros ao longo da vida até criar um produto que não era revolucionário – nem mesmo inédito – mas que conquistou milhões de usuários pelo mundo.
Pôquer e cursos online
Enquanto estudava no MIT, por exemplo, Houston teve a ideia de criar um programa para jogar pôquer com dinheiro de verdade. O problema é que havia erros que faziam com que os o apostador passasse todas as rodadas e ficasse fora do jogo, perdendo todo o seu dinheiro.
Depois, o criador do Dropbox investiu em um curso online para ajudar os alunos na preparação de exames de admissão em faculdades. Ele patinou por três anos sem que o projeto rendesse qualquer coisa. Mesmo assim, as frustrações não abateram Houston.
O pendrive esquecido
O Dropbox foi criado quase que por acaso, em uma viagem que ele fez entre Boston e Nova York. O programador percebeu que havia esquecido o pendrive, e pensou que nunca mais gostaria de ter esse problema. Durante as quatro horas que viajou, Houston escreveu o código que seria a base do serviço.
Na época, já haviam serviços do gênero disponíveis no mercado e, por isso, a recepção dos investidores foi morna. Entretanto, Houston perguntava se algum deles usava esses serviços, e todos eles respondiam que não.
Enfim, o sucesso
Passados sete anos, o Dropox revelou-se um completo sucesso. O serviço é usado por 300 milhões de pessoas no mundo todo e a empresa vale atualmente 10 bilhões de dólares (aproximadamente 22 bilhões de reais).
Mas qual a chave para obter êxito no mercado? "Faça algo que as pessoas querem. Isso parece tão óbvio, mas quando você analisa por que as empresas fracassam, normalmente é por não terem clientes suficientes.", disse Houston à BBC News.
Timing e distribuição
Houston fala também sobre dois outros fatores importantes que contribuíram para o bom desempenho do Dropbox. O primeiro deles foi o timing – um senso de oportunidade ou um golpe de sorte –, já que a empresa foi lançada em um momento em que os usuários estavam migrando de netbooks para celulares e tablets.
O segundo foi a distribuição. "Com o Dropbox, bastava as pessoas contarem para seus amigos e colaborarem. Quando você vai para o trabalho e inicia um projeto com os colegas você basicamente recruta-os para virarem usuários do Dropbox, porque vocês estão trabalhando em um projeto conjunto”, afirmou à BBC. Desenvolver um produto fácil de usar também conta muito.
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