Quando o seu celular acidentalmente entra em contato com líquidos, como cair na piscina ou estar próximo a um copo d'água derramado, o que você faz em seguida? Um conselho muito comum é colocar o aparelho em um pote com arroz.
O grão supostamente ajuda a absorver a água do smartphone mais rapidamente e devolve ele ao estado normal. No cenário mais otimista, ele seria capaz até de "salvar" um dispositivo que, se ficasse molhado por mais tempo, poderia estragar em definitivo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mas será que isso é realmente eficaz? A própria Apple, responsável pela linha iPhone de celulares, tem uma recomendação nesse caso de contato com líquidos na sua página de suporte.
Arroz ajuda ou não a secar um iPhone?
De acordo com a Apple, não é recomendável colocar o celular em uma vasilha com arroz se ele estiver molhado. Se você fizer isso, há o risco de "permitir que pequenas partículas de arroz danifiquem o seu iPhone" ao entrarem na parte interna do dispositivo pelo espaço do conector.
O arroz só vai ajudar a remover a umidade externa do aparelho, o que é insuficiente para que ele de fato fique completamente seco.
É igualmente desaconselhável que você tente secar o aparelho com uma fonte externa de calor ou ar comprimido, como uma secadora ou o forno micro-ondas, por exemplo. Além disso, não insira um objeto no conector para tentar tirar a umidade de dentro, como um cotonete ou algodão
O ideal é dar pequenas batidas no corpo do aparelho com o conector Lightning ou USB-C voltado para baixo até que todas as gotas de líquido caiam. Depois disso, você deve deixar o iPhone "em uma área seca com algum tipo de fluxo de ar".
O aviso de que há líquido no interior do iPhone existe do iPhone XS em diante.Fonte: Apple Support
Só depois de 30 minutos nessa posição, você pode tentar ligar ou recarregar o aparelho novamente.
Se o aviso de que a recarga não está disponível ou foi paralisada por líquido detectado, pare imediatamente a operação e volte ao primeiro passo — agora deixando o dispositivo por todo um dia nessa posição até secar naturalmente. Caso nem isso resolva, procure uma assistência técnica autorizada ou contate o suporte da própria companhia.
Fontes