Como o smartphone virou o principal personagem no mercado de jogos digitais?

3 min de leitura
Imagem de: Como o smartphone virou o principal personagem no mercado de jogos digitais?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por Guilherme Camargo.

A evolução do jogador de jogos digitais é marcada por uma série de mudanças, desde a forma como os jogos são desenvolvidos até a maneira como são consumidos. No passado, os games eram vistos como uma atividade marginal, voltada principalmente para o público masculino.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, nos últimos anos, eles se tornaram uma forma de entretenimento popular, com uma base de fãs cada vez mais diversa.

O perfil de quem consome jogos digitais mudou na última década. O mercado de games, antes consolidado em plataformas como computador e videogame, viu essa hegemonia acabar com o surgimento do smartphone. O aparelho trouxe jogos mais acessíveis para um público mais amplo, incluindo pessoas que não eram fãs de jogos tradicionais.

O smartphone literalmente mudou o jogo. Ele atraiu um novo público casual, abrangendo homens e mulheres de todas as idades que buscavam um momento de entretenimento menos imersivo. Outro fator que facilitou a aceitação do smartphone foi o modelo de negócio que se desenvolveu com essa nova plataforma.

Jogos para smartphoneOs jogos para celular tornaram os games mais acessíveis ao público.

Se no passado a briga era pelos melhores gráficos, performance competitiva e preços de aquisição do hardware, o smartphone trouxe uma nova realidade. O modelo freemium, que permite jogar gratuitamente com a opção de fazer compras dentro do jogo, se consolidou.

Do ponto de vista do consumidor, o freemium foi um sucesso. Ele transformou o consumo de jogos em um hábito presente em mais de 70% dos brasileiros. Do ponto de vista da indústria, o modelo trouxe inovação, novos tipos e formatos de monetização e uma mudança radical: a plataforma mais popular e a mais preferida pelo consumidor não foi pensada exclusivamente para o perfil gamer.

A evolução do jogador de jogos digitais é uma revolução que ocorreu e se intensificou na última década. O smartphone mudou o perfil do jogador, o modelo de negócio e a plataforma mais popular. O futuro do mercado de games é promissor, com uma base de fãs cada vez mais diversa e exigente.

****

Guilherme Camargo, fundador da SX Group, grupo consiste em 6 empresas de marketing, gamificação, games (tem a pesquisa de games referência no mercado brasileiro) e diversidade (tem a pesquisa de diversidade referência no Brasil).

A evolução do jogador de jogos digitais é marcada por uma série de mudanças, desde a forma como os jogos são desenvolvidos até a maneira como são consumidos. No passado, os jogos eram vistos como uma atividade marginal, voltada principalmente para o público masculino. No entanto, nos últimos anos, os jogos se tornaram uma forma de entretenimento popular, com uma base de fãs cada vez mais diversa.O perfil de quem consome jogos digitais mudou na última década. O mercado de games, antes consolidado em plataformas como computador e videogame, viu essa hegemonia acabar com o surgimento do smartphone. O aparelho trouxe jogos mais acessíveis para um público mais amplo, incluindo pessoas que não eram fãs de jogos tradicionais.O smartphone literalmente mudou o jogo. Ele atraiu um novo público casual, abrangendo homens e mulheres de todas as idades que buscavam um momento de entretenimento menos imersivo. Outro fator que facilitou a aceitação do smartphone foi o modelo de negócio que se desenvolveu com essa nova plataforma.Se no passado a briga era pelos melhores gráficos, performance competitiva e preços de aquisição do hardware, o smartphone trouxe uma nova realidade. O modelo freemium, que permite jogar gratuitamente com a opção de fazer compras dentro do jogo, se consolidou.Do ponto de vista do consumidor, o freemium foi um sucesso. Ele transformou o consumo de jogos em um hábito presente em mais de 70% dos brasileiros. Do ponto de vista da indústria, o modelo trouxe inovação, novos tipos e formatos de monetização e uma mudança radical: a plataforma mais popular e a mais preferida pelo consumidor não foi pensada exclusivamente para o perfil gamer.A evolução do jogador de jogos digitais é uma revolução que ocorreu e se intensificou na última década. O smartphone mudou o perfil do jogador, o modelo de negócio e a plataforma mais popular. O futuro do mercado de games é promissor, com uma base de fãs cada vez mais diversa e exigente.Guilherme Camargo, fundador da SX Group, grupo consiste em 6 empresas de marketing, gamificação, games (tem a pesquisa de games referência no mercado brasileiro) e diversidade (tem a pesquisa de diversidade referência no Brasil).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.