Constantemente pressionada a adotar o padrão Rich Communication Services (RCS) de mensagens, a Apple confirmou que os iPhones serão compatíveis o modelo a partir de uma atualização de software. A informação foi confirmada pela empresa ao site 9to5Mac.
De acordo com a Apple, essa atualização será distribuída "no próximo ano" e deverá melhorar a qualidade das mensagens trocadas entre usuários do iPhone e do Android. Com a atualização, as mensagens também poderão ser trocadas via internet móvel ou Wi-Fi.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“No próximo ano, nós adotaremos o suporte ao RCS Universal Profile, padrão atualmente publicado pela GSM Association (GSMA). Nós acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá melhor experiência de interoperabilidade quando comparado ao SMS ou MMS. Ele funcionará ao lado do iMessage, que continuará sendo a melhor e mais segura experiência de mensagens para usuários da Apple”, afirmou a companhia em comunicado.
Mensagens trocadas entre iPhones e celulares Android contarão com mais recursos.
Com a adoção, as mensagens poderão utilizar recursos mais atuais em comparação com o atual padrão entre as plataformas. Isso significa que os usuários poderão enviar arquivos (de foto e vídeo) com maior resolução, utilizar funções como confirmações de leitura, o compartilhamento de localização e mais.
Por outro lado, como explica a companhia, o iMessage continuará existindo normalmente. Isso significa que os usuários de dispositivos da Apple poderão utilizar as duas opções separadamente.
Apple já foi pressionada a adotar o RCS
Em diferentes ocasiões, a Apple foi pressionada a adotar o padrão RCS por empresas como o Google. Em 2022, a empresa abriu uma campanha que se estende até então entre páginas no seu site e vídeos no YouTube.
- Confira também: No aniversário do SMS, Google cutuca Apple: 'presa nos anos 90'
No evento anual Google I/O 2023, o vice-presidente de gerenciamento de produtos Sameer Samat da companhia também aproveitou a ocasião para cutucar a relutância da Apple em adotar o RCS. A Samsung, uma das principais concorrentes da Apple, também já divulgou uma campanha promocional chamada "#GetTheMessage", falando sobre as diferenças existentes entre as mensagens do Android e iPhone.
Em entrevista no ano passado, Tim Cook, CEO da Apple, respondeu a uma pergunta sobre as diferenças entre bolhas azuis e verdes que distinguem os aparelhos que enviaram as mensagens no iPhone. Em tom de piada, ele disse "compre um iPhone para sua mãe", endereçando a questão dessa diferença.
Um dos principais argumentos da Apple em manter o iMessage como seu padrão principal está na segurança das comunicações. De acordo com a empresa, a criptografia do modelo é uma das principais vantagens em relação ao RCS.
Fontes
Categorias