O ano de 2023 começou com tudo no mercado de celulares, com a estreia da família Galaxy S23 da Samsung, em fevereiro, que inclui uma versão com a poderosa câmera de 200 MP, além de outros atrativos. Mas vem muito mais por aí até dezembro.
Além da própria Samsung, marcas como Motorola, Xiaomi, Google, Realme, Huawei e OnePlus estão preparando vários lançamentos, trazendo mais opções para diferentes perfis e bolsos. Não podemos deixar de citar também a Apple, pois a próxima geração do iPhone pode vir com uma grande novidade.
Vale destacar ainda a possibilidade de vários lançamentos de telefones dobráveis, segmento que cada vez mais vem atraindo a atenção das fabricantes. Confira, a seguir, os 10 celulares mais aguardados de 2023.
Motorola Razr 2023
Moto Razr.Fonte: Motorola/Divulgação
A nova versão do celular dobrável da Motorola, linha inspirada em um clássico da marca, pode trazer muitas novidades, incluindo display externo maior, taxa de atualização de 144 Hz, e o processador Snapdragon 8+ Gen 1, conforme os rumores. O design em duas cores, como mostrado em uma imagem vazada, também deve estar presente.
Google Pixel Fold
Suposta imagem do Pixel Fold.Fonte: HowToiSolve/Reprodução
De olho no sucesso dos dobráveis, o Google pode ser a próxima fabricante a investir no segmento. Rumores sobre a nova versão da linha Pixel estão ainda mais fortes, sugerindo a possibilidade de estreia em 2023, trazendo um modelo com o chip Tensor G2, três câmeras e tela de 7,69 polegadas quando aberto.
Embora não haja informações oficiais sobre o Pixel dobrável, um suposto protótipo teria sido visto no metrô de Nova York (EUA).
Google Pixel 8
Pixel 7.Fonte: Unsplash
Além do seu primeiro dobrável, o Google se prepara para lançar a nova geração do celular Pixel. A linha, que não é vendida no Brasil, mas tem grande popularidade no exterior, deve ganhar melhorias como o processador Tensor G3, uma ferramenta para correções em vídeos e o suporte à comunicação via satélite, já presente em alguns modelos premium.
Motorola Edge 40 Pro
Moto X40 deve servir de base para o Edge 40 Pro.Fonte: Motorola/Divulgação
Tela FHD+ com taxa de frequência de 165 Hz e bordas superfinas, chip Snapdragon 8 Gen 2, 12 GB de RAM e câmera frontal de 60 MP devem ser alguns dos destaques do Edge 40 Pro. Apontado como a versão global do Moto X40, atualmente exclusivo da China, o telefone provavelmente terá a carga rápida de 125W entre os atrativos, recuperando 50% do nível da bateria em apenas 7 minutos.
Samsung Galaxy S23 FE
Galaxy S21 FE.Fonte: Samsung/Divulgação
A linha Galaxy S23 deve ganhar mais um integrante este ano. O modelo Fan Edition (FE) tem previsão de estreia no segundo semestre, conforme os rumores mais recentes, mesclando alguns recursos dos celulares principais com componentes intermediários, resultando em um “celular premium acessível”.
O S23 FE pode ter o chip Snapdragon 8 Gen 1 da linha S22, tela de 120 Hz e câmeras mais simples, como sugerem os boatos.
Samsung Galaxy Z Flip 5
Galaxy Z Flip 4.Fonte: Samsung/Divulgação
A linha de dobráveis da gigante sul-coreana estaria preparando grandes novidades em sua próxima atualização. No caso do Z Flip 5, a expectativa é de que ele ganhe uma tela externa maior, superando o display de 1,9 polegada do Z Flip 4, ocupando praticamente toda a área disponível, facilitando o uso do dispositivo mesmo quando estiver fechado.
Samsung Galaxy Z Fold 5
Galaxy Z Fold 4.Fonte: Samsung/Divulgação
Já no caso do Z Fold 5, as mudanças devem incluir uma nova dobradiça, mais fina e resistente do que a presente na linha atual, redução no peso e melhorias nas especificações. Neste último ponto, há relatos indicando a adição do processador Snapdragon 8 Gen 2, novas telas Super AMOLED e câmera principal de 50 MP.
Também não se descarta a estreia de uma versão com duas dobradiças, que teria o formato de “Z” quando parcialmente aberta.
Xiaomi 13 Ultra
Suposta imagem do Xiaomi 13 Ultra.Fonte: Notebookcheck/Reprodução
O atual carro-chefe da Xiaomi pode ganhar uma variante ainda mais parruda, que promete trazer diferenciais, principalmente nas câmeras, com as lentes profissionais da Leica e dois sensores de 1 polegada, cada, fabricados pela Sony. Novos recursos de estabilização e foco automático PDAF também estarão presentes, aprimorando as capturas de imagens.
O carregamento rápido de 90W deve ser outro atrativo.
iPhone SE 4
iPhone SE 3.Fonte: Apple/Divulgação
A nova geração do iPhone SE, o “baratinho da Apple”, promete chegar com algumas novidades, incluindo a tela OLED no lugar do painel LCD e design semelhante ao do iPhone 14 de 6,1 polegadas. Se o visual for confirmado, o iPhone SE 4 aposentará de vez o clássico botão Início.
O modem 5G desenvolvido pela própria Maçã, em vez do componente fabricado pela Qualcomm, é outra mudança esperada no iPhone SE 2023.
iPhone 15
A conexão USB-C deve finalmente chegar ao iPhone.Fonte: GettyImages
Ilha dinâmica em todos os modelos e não só nas variantes Pro, novo sensor para a câmera principal, botão de volume unificado e laterais em titânio, tornando o smartphone mais resistente, são algumas das novidades previstas para o iPhone 15. Porém, a mais aguardada é a troca da conexão Lightning pelo USB-C.
A substituição é prevista há anos, mas deve acontecer agora por determinação da União Europeia.
Categorias