Os celulares Sony Xperia foram importantes para o crescimento do mercado de smartphones no final dos anos 2000. Desde o lançamento do Xperia X1 em 2008, a fabricante japonesa criou uma tradição de dispositivos inovadores.
Entretanto, os clientes brasileiros devem ter notado a ausência da marca no mercado nacional nos últimos anos. Então, o TecMundo explica o que aconteceu com os celulares Sony Xperia.
Xperia X10 Mini foi um aparelho bem popular no Brasil.Fonte: Sony/Reprodução
A ascensão dos celulares Xperia
Os celulares Sony Xperia popularizaram o conceito de smartphone em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Por exemplo, o Xperia X10 Mini de 2010 foi um dos primeiros aparelhos Android de muitos brasileiros.
Em 2014, o topo de linha Xperia Z3 chamou a atenção dos usuários da época pela conexão 3G e a rara certificação IP68 contra água e poeira. Os intermediários da série Xperia M, como o Xperia M4 Aqua de 2015, também foram destaque por aqui.
Com o sucesso em terras brasileiras, a marca japonesa continuou trazendo uma grande variedade de dispositivos para o país. Contudo, certas questões começaram a dificultar a expansão no mercado nacional.
O intermediário Xperia M4 Aqua conquistou o público brasileiro.Fonte: Sony/Divulgação
A queda dos smartphones Xperia
Apesar da popularidade, o preço alto dos aparelhos Xperia se tornou um impeditivo para vários consumidores. Para mais, a Sony Mobile adotou uma estratégia que focava nos modelos topos de linha e reduzia as opções de dispositivos de entrada.
O novo posicionamento atingiu até mesmo os mercados em que a marca se destacava com modelos intermediários, incluindo o Brasil. Previsivelmente, isso gerou prejuízo em várias regiões a partir de 2017.
Paralelamente, as marcas chinesas – principalmente, Xiaomi e Huawei – começaram a ter maior participação no mercado móvel. Em especial, as empresas oferecem opções de telefones mais acessíveis em diferentes categorias.
Xperia XZ2 foi o último celular da Sony lançado oficialmente no Brasil.Fonte: Sony/Reprodução
Diante das questões financeiras não favoráveis, a Sony Mobile começou a reduzir a participação em certos mercados. No Brasil, devido a diversos fatores, a situação da empresa também não era das melhores.
Depois de perder incentivos financeiros do governo brasileiro, a marca parou de fabricar os dispositivos localmente em 2016. Então, ao importar os produtos de outros países, os preços começaram a ficar cada vez mais altos.
Após a divulgação do relatório financeiro do primeiro trimestre de 2019, a Sony anunciou a saída do mercado mobile no Oriente Médio, América Central e América do Sul. Com isso, a japonesa deixou de lançar os celulares oficialmente no mercado brasileiro.
A linha Xperia ainda existe?
Os dispositivos Xperia ainda são lançados nos EUA, Europa e Ásia. Contudo, os novos aparelhos da Sony miram no público que busca uma experiência premium com foco em fotografia, segmentando ainda mais a atuação da marca no mercado mobile.
O intermediário Xperia 5 IV estreou em setembro de 2022.Fonte: Sony/Divulgação
O Sony Xperia 1 IV, considerado uma “câmera que faz ligações”, é o modelo topo de linha de 2022. Neste ano, a marca japonesa ainda lançou os intermediários Xperia 10 IV e Xperia 5 IV.
Custando a partir de US$ 699 (cerca de R$ 3.710 na atual conversão direta), os celulares possuem preços bem elevados até para os padrões norte-americanos e europeus. Infelizmente, os valores ficam ainda altos para quem deseja importá-los.
Fontes
Categorias