Com a grande popularidade dos celulares dobráveis, os fãs da Apple aguardam a estreia de um iPhone “Fold” ou um iPhone “Flip”. Cansado de esperar pelo futuro telefone com tela flexível da Maçã, o youtuber chinês Na Yan criou o próprio iPhone dobrável.
Em um vídeo publicado no canal Tech Aesthetics, o engenheiro mostrou a jornada de mais de 200 dias de desenvolvimento do dispositivo. Então, o resultado foi um smartphone tecnicamente funcional e rodando uma versão modificada do iOS.
iPhone dobrável criado pelo Youtuber Nan Yan.Fonte: Tech Aesthetics/Reprodução
Yan tentou construir o “iPhone Flip” usando o maior número possível de peças originais. Por exemplo, o display original do iPhone passou por uma modificação para torná-lo flexível o suficiente para ser dobrado e manter as funções de toque.
Para a dobradiça, o youtuber realizou testes iniciais com os componentes mais resistentes de um Samsung Galaxy Z Flip. Contudo, o mecanismo de um Motorola Razr foi usado no dispositivo por oferecer um “vinco” menos visível no display.
Yan usou engenharia reversa para adaptar a estrutura interna do iPhone, deixando o processador na metade superior e adicionando uma bateria de 1.000 mAh na parte inferior. Contudo, foi necessário tirar um alto-falante e as peças de carregamento sem fio MagSafe.
Embora as funções do iOS e de toque na tela funcionassem nos testes iniciais, a interface não respondia bem quando o telefone ficava dobrado. Então, foi necessário instalar um software personalizado para o uso funcional do dispositivo.
Com legendas em inglês, confira o vídeo do desenvolvimento do iPhone dobrável:
Quando o iPhone dobrável “original” será lançado?
Apesar do aumento da popularidade dos celulares dobráveis, a Apple não tem pressa para entrar nesse mercado. Analistas indicam que a marca norte-americana não deve anunciar um iPhone com tela flexível antes de 2025.
Entretanto, rumores apontam que a Maçã pode usar a tecnologia em notebooks nos próximos anos. A intenção é criar uma categoria de dispositivos com telas de 20 polegadas e resolução 4K.
Fontes
Categorias