Além da adição da porta USB-C, a série iPhone 15 Pro pode ter outra grande mudança visual. Conforme Ming-Chi Kuo, analista e fonte confiável de assuntos da Apple, os smartphones topo de linha devem abandonar completamente os botões físicos.
O especialista cita que o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max podem usar a tecnologia háptica Taptic Engine. Posicionados nas laterais do telefone, motores vibratórios que atendem a resposta tátil devem substituir os botões de energia e de volume e, quando pressionado, usar a vibração para criar a ilusão do toque físico.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Taptic Engines é usado no botão de Início do iPhone SE.Fonte: Apple/Divulgação
Essa não será a primeira vez que a Apple usa o Taptic Engine nos produtos. Por exemplo, os trackpads dos MacBooks não se movem efetivamente, mas criam a sensação de que são "clicáveis" durante o uso.
A tecnologia também é aplicada no botão Home dos modelos iPhone SE e do iPhone XR. Tal como, esse recurso vem sendo usado desde as primeiras versões do Apple Watch.
Kuo menciona que a Luxshare e a AAC Techolologies devem fornecer os Taptic Engines do iPhone 15 Pro. Ademais, o analista acredita que a adição do USB-C e a substituição dos botões físicos serão os principais atrativos dos smartphones topos de linha da Apple.
iPhones sem botões podem inspirar uma nova tendência.Fonte: Apple/Divulgação
Nova tendência para os celulares
Na opinião do analista, a remoção dos botões físicos ajudará a Apple a eliminar os possíveis pontos de entrada de água. Com isso, os dispositivos iPhone Pro poderiam se tornar uma referência em termos de resistência à água.
Por consequência, a introdução do Taptic Engines deve se tornar mais uma tendência criada pela Gigante de Cupertino. Então, as marcas que produzem telefones Android poderão adotar tecnologias semelhantes nos anos seguintes.
A série iPhone 15 deve ser oficializada apenas em setembro de 2023. Até lá, mais informações e rumores sobre os smartphones da Maçã devem ser divulgados por fontes da indústria.
Fontes