A Samsung é, possivelmente, a companhia de smartphones mais popular do planeta, logo atrás da Apple, o Galaxy S20 FE (Fans Ediiton) é um dos seus aparelhos mais populares desde 2020. A expectativa geral era de que o S22 FE seria o próximo passo lógico da empresa, mas o suposto cancelamento do projeto pode gerar um buraco na prateleira da Samsung.
Em um artigo publicado pelo site especializado SamMobile, o escritor Mihai Matei expõe um ponto de vista interessante a respeito do cancelamento do S22 FE. A primeira versão da linha FE, inaugurada pelo Galaxy S20, foi lançada durante a pandemia da COVID-19, embarcando uma série de consumidores que desejavam um celular topo de linha da companhia, mas sem gastar tanto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com o Galaxy S21 FE, a proposta foi similar, embora o aparelho tenha demorado a mais a ser lançado. No entanto, o S22 FE não dará as caras no fim de 2022 e provavelmente marca o fim da vida curta da linha Fans Editon. De acordo com Matei, esse seria um tiro no pé da própria marca sul-coreana.
Mesmo com a pandemia da COVID já controlada em muitos países, a economia global ainda sofre com crises financeiras agudas, o que seria um cenário interessante para a Samsung continuar investindo em aparelhos do calibre intermediário para topo de linha. Deixa de lançar o S22 FE é deixar de satisfazer uma parcela importante do mercado que não pode investir nos dispositivos principais da linha Galaxy S22/23, e que não quer se aventurar nas linhas Galaxy A ou M.
Além disso, a postagem ressalta que diferentemente da Apple, a Samsung não conta com um ecossistema de seguidores tão fiel quanto a Maçã. Com a falta de um produto desse naipe no mercado, o público pode ir atrás de outras opções Android, de marcas como Xiaomi e Motorola, por exemplo.
Fontes