A ferramenta de detecção de acidentes, uma das novidades do iPhone 14, entrou em ação no domingo (2), alertando às autoridades da cidade de Lincoln, em Nebraska (Estados Unidos), sobre uma grave colisão. Todos os ocupantes do carro, que bateu em uma árvore, faleceram, de acordo com a Associated Press.
O aviso sobre o acidente fatal, ocorrido na madrugada, foi dado pelo celular de um dos ocupantes do automóvel, que utilizou o sistema da nova geração do iPhone para detectar o impacto. Como o proprietário não respondeu à ferramenta, o telefone ligou para o serviço de emergência.
Segundo a agência de notícias, o alerta rápido dado pelo Crash Detection do iPhone 14 permitiu que os socorristas levassem uma das vítimas, uma mulher de 24 anos, ao hospital. No entanto, ela não resistiu aos ferimentos e morreu algumas horas depois, enquanto os outros ocupantes faleceram no local da batida.
O celular liga para os serviços de emergência ao detectar um acidente, caso o usuário não responda.Fonte: Apple/Divulgação
Tratada como o “pior acidente da história recente de Lincoln” pelas autoridades da cidade, a colisão ainda não teve uma causa definida, devido à falta de testemunhas. Os investigadores não descartaram nenhuma hipótese até o momento, incluindo possibilidades como o uso de álcool e direção distraída.
Sensores aprimorados
O sistema de detecção de acidentes do iPhone 14 combina o novo acelerômetro de núcleo duplo do telefone com o giroscópio de alta faixa dinâmica do aparelho. O sistema também usa o barômetro para detectar mudanças de pressão do ar na cabine do carro, o GPS para identificar a alteração da velocidade e o microfone para checar ruídos típicos de colisões.
Contando ainda com algoritmos de movimento otimizados, a funcionalidade, igualmente disponível no Apple Watch 8, verifica se o usuário está inconsciente ou incapaz de chegar ao celular. Se ele não responder aos chamados, em segundos, o telefone liga automaticamente para o serviço de emergência mais próximo.
Fontes
Categorias