A bateria de celular é um dos elementos mais preocupantes para quem usa o aparelho, principalmente como ferramenta de trabalho.
Desde a luminosidade da tela até a permissão de funcionamento de recursos desnecessários, há diversos inimigos da bateria que agem diariamente no celular. Mas a boa notícia é que também existem várias formas de resolver esse problema.
Hoje o TecMundo apresenta 11 dicas para economizar a bateria de seu celular no uso diário. Confira!
1. Modo escuro nos aplicativos e sistema
Alguns anos atrás, o modo escuro — ou modo noturno —, se tornou um padrão entre os aplicativos. Embora muitos achem que sua função principal é reduzir o brilho da tela e causar menos incômodo na vista dos usuários, na verdade, o intuito principal é justamente poupar energia durante o uso dos apps.
Instagram é um dos apps que possuem o modo escuro. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
Isso porque o modo “desativa” a luz de fundo, deixando apenas a luminosidade nos elementos necessários. Por exemplo, no caso do Instagram, o fundo branco é alterado para uma tela preta sem brilho, na qual apenas os módulos principais, como fotos, botões e comentários, recebem luminosidade.
2. Brilho da tela reduzido
O mais famoso recurso para poupar bateria ainda é válido. Reduzir o brilho da tela de seu smartphone é uma das principais alternativas para poupar bateria. Especialmente em ambientes com pouca luminosidade, em que é possível usar o aparelho no nível mais baixo de intensidade.
Deixe o brilho do celular sempre baixo. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
3. Menos aplicativos abertos
A cada dia adotamos mais e mais aplicativos para a nossa rotina. O problema não é utilizar tantos softwares, mas mantê-los abertos enquanto não estão sendo usados. Esse costume pode ser um grande inimigo à saúde da sua bateria.
Evite deixar aplicativos abertos. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
Por isso, coloque sempre na sua rotina o fechamento dos apps. Por exemplo, caso você já tenha lido todos os seus e-mails, não há motivo para manter o software aberto. Feche-o e, quando receber mais mensagens, abra-o novamente.
4. Sem notificações desnecessárias
Praticamente todos os softwares de hoje em dia possuem o recurso de notificações. Entretanto, são poucos os que realmente precisam enviar alerta o tempo todo para o usuário, em especial porque esses avisos também consomem a energia de seu aparelho.
Desative as notificações desnecessárias. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
Priorize as notificações somente para aplicativos nos quais você precisa ser alertado.
Para um serviço de e-mail, vale a pena ser avisado toda vez que chegar uma nova mensagem. Mas em um jogo casual não há a necessidade de ser alertado a todo momento sobre promoções ou outros avisos nada importantes a respeito do game.
5. Desative o Bluetooth enquanto não estiver usando
Outro recurso antigo, mas sempre funcional, é desativar a conexão automática via Bluetooth. Isso porque, com ela ativada o aparelho faz uma busca a todo momento por algum outro dispositivo para efetuar o pareamento. Essa procura consome bastante bateria e é bem desnecessária, já que você pode ativá-la novamente depois.
Deixe o Bluetooth ligado apenas quando for usá-lo. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
6. Reavalie os aplicativos que usam sua localização em tempo real
Outro recurso comum nos aplicativos atuais é pedir para que a sua localização esteja ativada a todo momento. Só autorize essa opção caso o recurso seja muito necessário. Como em aplicativos de mapas, corridas ou algo do tipo.
Desative a localização dos apps que não necessitam do recurso. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
7. Desative a atualização automática de softwares
Essa dica vale por duas, uma vez que ao desativar essa opção você não poupa apenas bateria, mas também dados móveis caso esteja ativada a atualização por meio dessa rede.
Desative sempre as atualizações em segundo plano. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
Vale lembrar que você pode fazer o procedimento manualmente quando desejar.
8. Desligue o recurso de vibração
Usar o celular no modo silencioso é uma prática bem comum atualmente. Seja para evitar o incômodo com constantes sons de notificações, seja para evitar ligações.
Entretanto, esse “silêncio” pode ser um inimigo da bateria do seu celular, uma vez que a constante vibração do aparelho também consome bastante energia.
Desative o recurso de vibração. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
Por isso, o ideal é sempre que possível deixar no modo silencioso, mas com o recurso de vibração desligado.
9. Use o modo economia de bateria
Nativo em praticamente todos os tipos de celular, o modo de economia de bateria reduz automaticamente uma série de funções do aparelho visando preservar sua energia.
Embora muita gente use apenas nos momentos em que a porcentagem já está baixa, você pode ativar a função a qualquer momento, visando o uso moderado dos recursos.
Recurso de economia de energia no iPhone. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
10. Use com mais frequência o Modo Avião
Engana-se quem acha que o modo avião só deve ser utilizado dentro de um avião. Ele é um recurso que desabilita a conexão à rede de dados e à rede móvel, impossibilitando o usuário de se conectar à internet e de receber ligações.
Ative o Movo Avião quando necessário. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: Reprodução / TecMundo
A dica é usar a função sempre que as conexões não estiverem disponíveis no local onde você se encontra, visando preservar sua bateria. Afinal de contas, a busca constante por uma nova conexão à rede móvel consome bastante energia.
11. Cuidados com a sua bateria
A última dica é a mais importante: para evitar que a bateria de seu celular esgote mais rápido que o normal, é preciso cuidar dela desde o primeiro contato com o aparelho. Para isso, siga os cuidados mais importantes:
- procure, sempre que possível, fazer a recarga do aparelho apenas quando a bateria se esgotar totalmente, ou estiver em níveis bem baixos;
- evite usar carregadores e acessórios que não são originais do aparelho;
- sempre que o celular estiver quente demais, desligue-o até que a temperatura volte ao normal.
Agora que você já aprendeu uma série de dicas para reduzir o consumo, utilize-as no dia a dia para preservar a energia do seu aparelho e não ficar na mão no momento em que mais precisar dele.
Categorias