Adotar recursos lançados primeiro em celulares Android não é uma prática incomum da Apple, que já “pegou emprestado” funcionalidades como a gaveta de aplicativos e as legendas ao vivo, entre outras funções do sistema do Google. O mesmo caminho voltou a ser seguido no iPhone 14, lançado no último dia 7.
Como relata o Android Authority, a nova geração do iPhone “copiou” pelo menos duas funções que já existiam em smartphones do sistema concorrente, como em celulares da Xiaomi. Uma delas é o GPS de dupla frequência, disponível nas versões Pro do telefone da Maçã e no Apple Watch Ultra.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa tecnologia se caracteriza por utilizar as bandas L1 e L5 do GPS. Mais antiga, a primeira contém um código reservado aos militares e outro para uso civil, apresentando dificuldades para lidar com obstáculos, enquanto a segunda, mais moderna, tem maior capacidade de processamento para superar as falhas de sinal.
O GPS de dupla frequência é exclusivo das versões mais caras do iPhone 14.Fonte: Apple/Divulgação
O resultado da combinação é uma maior precisão ao fornecer dados de localização, com cobertura em praticamente qualquer lugar, mesmo nas áreas mais remotas. Este novo recurso do iPhone 14 Pro estreou no Xiaomi Mi 8, em 2018, e posteriormente foi adotado por celulares premium da Samsung e da OnePlus, entre outras marcas.
Melhorias no brilho automático
Outro recurso que a Apple teria copiado de celulares Android no iPhone 14 tem a ver com o brilho automático da tela. A nova geração do telefone inclui dois sensores de luz ambiente, sendo um na parte frontal e outro na traseira, oferecendo ajustes mais precisos.
Esse mecanismo duplo estreou primeiro no Xiaomi Mi 10, de 2020, fornecendo uma série de melhorias para a linha, e posteriormente foi adotado em aparelhos da Samsung e nos telefones Pixel do Google.
Fontes
Categorias