Os novos smartphones dobráveis da Samsung acabam de ser lançados durante o evento Galaxy Unpacked desta quarta-feira (10). O Galaxy Z Flip 4 5G, que resgata a estética de aparelhos flip — em formato de concha — do passado, foi um dos destaques ao lado do Z Fold 4 5G. Com novas cores e melhorias na ficha técnica, o aparelho promete ser o novo "queridinho" do segmento.
No mês de julho, TM Roh, presidente e líder de Negócios de Experiência Móvel da Samsung, relatou que quase 10 milhões de smartphones dobráveis foram enviados em todo o mundo durante 2021. Destes, 70% eram aparelhos do modelo "flip".
A Samsung espera que o crescimento anual do mercado de dobráveis seja de 2x (entre 2021 e 2022), tornando os aparelhos do tipo mais populares. Em seu relatório fiscal para o segundo trimestre do ano, a companhia afirmou que espera um período frio para o mercado de smartphones no geral, tendo em vista "questões geopolíticas prolongadas e incertezas econômicas", mas que pretende expandir as vendas dos novos modelos dobráveis no segundo semestre.
Segundo a empresa, a meta é transformar os produtos dobráveis em uma "categoria-chave no segmento premium", apostando em "melhores experiências" para os clientes. Tendo isso em mente, além da aceitação do público com o Galaxy Z Flip 3, o novo Z Flip 4 é um upgrade modesto, mas cheio de surpresas.
Design "novo", mas já conhecido
O visual do dispositivo pode parecer exatamente o mesmo, mas as mudanças pequenas realmente trazem essa impressão. Por exemplo: ele agora está um pouco menor e ao redor da tela existem bordas mais reduzidas, porém ficou 4 gramas mais pesados (187g).
Outra mudança pequena é em relação às câmeras "externas": agora, há uma moldura de alumínio que pode trazer a mesma cor da moldura geral do celular, que traz o "Armour Aluminium" na construção. Nos dois "lados", o dispositivo possui o vidro Gorilla Glass Victus+.
Com esse design em concha, o Z Flip 4 abriga uma tela externa de 1,9 polegadas (260 x 512 pixels) — nessa, o tamanho e resolução não mudaram em comparação com o Z Flip 3.
Já na tela principal há um painel de mesmo tamanho, com 6,7", ainda que o corpo seja relativamente menor. A Samsung aponta que o vidro Ultra Thin Glass da tela tem mais camadas e é mais resistente.
Ele utiliza o AMOLED (Infinity Flex) com taxa de atualização adaptativa de 1 até 120Hz e resolução Full HD+ (2640 x 1080p, 22:9). Aqui, há ainda um "furo" para a câmera na parte superior, seguindo o padrão do Z Flip 3, enquanto o leitor de impressões digitais (capacitivo) permanece na lateral direita, abaixo dos botões de volume.
A Samsung também manteve a certificação IPX8, que garante ao aparelho resistência à água doce durante 30 minutos a 1,5 metro de profundidade. O Galaxy Z Flip 4 também quer agradar o consumidor com a personalização, e no Brasil terá cinco combinações diferentes da linha Bespoke disponíveis nas lojas da Samsung. No geral, foram anunciadas as seguintes cores:
Cores do Galaxy Z Flip 4: Bora Purple (roxo), grafite, pink gold e azul. Bespoke Edition: Frontal e traseira: amarelo, branco, azul marinho, cáqui e vermelho); Estrutura: prata, preto e ouro.
As novas câmeras
Para o Galaxy Z Flip 4, a Samsung manteve a estratégia de câmeras com as mesmas resoluções da última geração. A diferença está nos novos sensores, que prometem capturar até 65% mais de luz em comparação com o Z Flip 3. Essa é a configuracão de câmeras:
Câmera principal: 12 MP (f/1.8, 83º, OIS)
Câmera de ângulo aberto: 12 MP (f/2.2, 123º)
Câmera frontal: 10 MP (f/2.4, 80º)
A bateria aumentou e o hardware melhorou
No Galaxy Z Flip 4, a Samsung também melhorou pontos ligados à bateria. A capacidade saiu de 3.300 mAh para 3.700 mAh, divididos em dois módulos. O celular também suporta carregamento por fio de 25W de potência e é compatível com o carregamento por indução sem fio (além de contar com o recurso Wireless PowerShare).
A marca promete que o celular é capaz de carregar 50% da bateria em menos de 30 minutos, mas assim como no Z Flip 3, ele não conta com um carregador por padrão na caixa.
O novo dobrável também traz ficha técnica de ponta, brigando com outros grandes aparelhos do mercado. Ele chega (também ao Brasil) com chipset Snapdragon 8+ Gen 1, 8 GB de RAM e opções de 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento. Vale considerar que o aparelho suporta apenas uma entrada para chip de operadora e o eSIM.
Ele também chega ao mercado com o Android 12 e One UI 4.1.1, 5G, Wi-Fi 802.11ax, Bluetooth 5.2 e NFC.
Novos recursos do Z Flip 4
Com o Galaxy Z Flip 4, assim como no Z Fold 4, a Samsung também apostou em novas experiências. O smartphone traz a ferramenta FlexCam, que permite segurar o celular em diferentes ângulos para fazer fotografias — como de lado, apoiado na mesa e afins. O disparo rápido com a câmera externa, com o celular fechado, também ficou mais fácil, garante a empresa.
A tela externa também ganhou alguns recursos e widgets extras. Com ela, enquanto o celular está fechado, é possível:
Realizar pagamentos (Samsung Pay);
- Capturar fotografias com o modo retrato;
Conferir cartões de embarque;
Visualizar mensagens e calendário;
Responder mensagens rápidas;
Fazer ligações;
Utilizar configurações rápidas;
Realizar ajustes no SmartThings.
Quando o Galaxy Z Flip 4 chega ao Brasil?
De acordo com a Samsung, o novo Galaxy Z Flip 4 será anunciado no Brasil em 23 de agosto, assim como o Z Fold 4, Buds 2 Pro e Watch 5 e 5 Pro. Os preços e o início das vendas deverão ser informados posteriormente em um evento no país.
As vendas globais do Galaxy Z Flip 4 foram abertas a partir de hoje em um período destinado também à pré-compra do celular dobrável. O preço inicial do dispositivo é de US$ 999, ou cerca de R$ 5 mil em conversão direta. A pré-venda em outros países começa hoje, com vendas abertas no dia 26.