Um homem chamado Owain Davies, do Reino Unido, passou por uma experiência inusitada: após perder seu iPhone no fundo do rio Wye, perto da cidade de Cinderford, em agosto de 2021, recuperou-o dez meses depois e, o que é mais surpreendente: o aparelho estava funcionando, segundo a BBC.
Davies, que na época estava em uma festa de despedida de solteiro, explicou à emissora britânica como o caso aconteceu. "Eu estava em uma canoa de dois homens e meu parceiro provavelmente não deveria ter se levantado, e nem é preciso dizer que caímos", comentou. Ainda dentro da água, o canoísta percebeu que seu celular não estava mais no bolso de trás.
O homem voltou desolado para casa, pois, embora os modelos mais recentes de iPhone ofereçam uma proteção à água de nível IP68, isso significa uma imersão de até 1,5 metro de água doce por até 30 minutos. Mas não foi o que ocorreu.
iPhone no rio: o resgate
Owain Davies/Miguel Pacheco/Facebook/Reprodução.Fonte: Owain Davies/Miguel Pacheco/Facebook
Também fazendo canoagem no rio Wye, no início deste mês, Miguel Pacheco, da aldeia de Drybrook, achou o iPhone e o levou para casa. Usando um compressor de ar, secou o dispositivo e colocou-o em um armário de ventilação. No dia seguinte, assim que colocou o aparelho no carregador, teve uma surpresa: a tela exibia a foto de um casal com a indicação agosto de 2021, data do seu mergulho acidental.
Sem acreditar no que via, Pacheco decidiu postar as imagens no Facebook, onde foram compartilhadas por mais de 4 mil pessoas. Eventualmente, conhecidos de Davies e de sua noiva Fiona Gardner reconheceram a foto do casal e fizeram contato. Então, Pacheco devolveu o iPhone seco, limpo e totalmente funcional.
Fontes
Categorias