A Samsung atualizou a página de segurança dos seus dispositivos móveis com a remoção de dois modelos na lista de aparelhos suportados em software pela fabricante sul-coreana: o Galaxy S9 e o S9+.
Isso significa que, a partir de agora, o Galaxy S9 e o Galaxy S9+ já são considerados obsoletos pela empresa e não receberão novas atualizações de segurança. Usuários que ainda são donos de um desses dispositivos são aconselhados a trocar de modelo, já que eles agora podem ser vulneráveis a novos ataques.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O modelo em azul do Galaxy S9.Fonte: Samsung
Segundo o site Android Authority, a última atualização recebida pela dupla foi em março de 2022, quando ela já nem deveria oficialmente receber mais melhorias em proteção digital. Os aparelhos foram lançados pela Samsung em 2018 e o suporte por quatro anos é considerado o ciclo de vida ideal e completo pela fabricante.
A fila está andando
Já a linha Galaxy S10, lançada no ano seguinte, agora foi "rebaixada" para atualizações obrigatórias somente em ritmo trimestral. Em outras palavras, a família de smartphones deve perder esse status de suporte no mesmo período do ano que vem.
Mesmo com o fim do suporte, é importante ressaltar que os aparelhos ainda podem ser utilizados normalmente, apesar da ausência de atualizações de segurança. Para quem é mais experiente com software, ainda existe a possibilidade de manter os aparelhos atualizados com ROMs customizadas.
Recentemente, por exemplo, um desenvolvedor trouxe a One UI 4.1 para o Galaxy S9 e S9+.
Fontes