Especializada em smartphones sustentáveis e preocupada com a extração ética de matéria-prima e montagem, a fabricante holandesa Fairphone conseguiu um feito bastante impressionante na indústria de dispositivos móveis: atualizar o sistema operacional de um celular sete anos depois do seu lançamento.
Isso porque ela anunciou a chegada ao Android 10 ao Fairphone 2, um smartphone anunciado originalmente em 2015. Essa é a primeira vez na indústria que um modelo recebe uma atualização de sistema operacional sete anos depois do seu lançamento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A empresa alega que atualizações de segurança serão lançadas para o modelo enquanto o Android 10 não for considerado obsoleto pelo próprio Google.
Como isso é possível?
A companhia explicou melhor como conseguiu fazer isso em um vídeo com alguns de seus especialistas.
O processo só foi possível depois de nada menos que 690 mil testes realizados pela equipe da empresa e com ajuda da comunidade entusiasta de código aberto, necessários para evitar problemas futuros de segurança e desempenho, além de conseguir a aprovação do próprio Google — que com frequência é criticado pela fragmentação do sistema e a baixa durabilidade de atualizações em modelos.
Infelizmente, a atualização para outras versões não será possível. Isso porque o Android 11 e o Android 12 apresentam muitas mudanças na estrutura, o que gera muitas incompatibilidades em setores como a decodificação de vídeo.
Ainda assim, a empresa diz que esse tempo de suporte deveria ser um padrão na indústria, não uma exceção, e que o fato de uma pequena empresa conseguir isso deveria servir de lição para que o mercado não reduzisse tanto a durabilidade de dispositivos.
O Fairphone 2 tem ainda um design modular, o que permitiu por vários anos a substituição ou atualização de componentes para que o aparelho ganhasse maior vida útil. Atualmente, o modelo nem é mais vendido: a atual geração de celular da marca é o Fairphone 4, de 2021, que tem até suporte ao 5G.
Fontes