Ao que tudo indica, o Google será o próximo gigante da tecnologia a vender smartphones sem carregadores. De acordo com o The Verge, a big tech planeja encerrar o fornecimento do acessório com o Pixel 5A – sugerindo que as caixas dos recém-confirmados Pixel 6 e Pixel 6 Pro não trarão o componente.
Um dos argumentos da companhia, complementa o veículo, é de que grande parte do público já possui ao menos um carregador que suporte cabos USB-C, dispensando, assim, a necessidade de outros (defesa semelhante à de concorrentes como Apple e Samsung). Ainda assim, não se pode desconsiderar o peso econômico sobre tais decisões, pondera o site.
Pixel 5A pode ser o último celular do Google com carregador incluso no pacote.Fonte: Google/Reprodução
É bom se acostumar...
Caso o Google venda novos dispositivos sem carregadores, serão ao menos três líderes do setor de tecnologia a implementarem a mudança — o que facilitará para outras empresas seguirem seus exemplos. Logo, iniciativas como essa tendem a se tornar ainda mais comuns em breve.
Por fim, mesmo em relação à suposta preocupação ambiental, mencionada também pelo Google, destaca o The Verge, existe o risco de que terceiros assumam o comando de produção de acessórios, ampliando, assim, a emissão de poluentes. Só o tempo é que mostrará o suposto benefício do movimento.
Fontes
Categorias