Nesta sexta-feira (16), o WhatsApp iniciou a distribuição gradativa de seu novo recurso de segurança, a encriptação de ponta a ponta de backups, para os usuários do programa de testes. A funcionalidade havia sido observada em versões anteriores do aplicativo, mas somente agora mais detalhes sobre seu funcionamento foram revelados.
Os backups criptografados de ponta a ponta dificultarão o acesso indesejado de terceiros ao conteúdo das conversas no WhatsApp. Os arquivos serão protegidos por uma senha criada pelo usuário, que deverá ser inserida quando for necessário efetuar a restauração dos chats. Sem as palavras-chave, o conteúdo não poderá ser acessado e estará sujeito a ser perdido permanentemente.
Para os usuários mais exigentes, também é possível optar por uma chave de encriptação de 64 dígitos, contendo números e letras minúsculas, para maior segurança. A sequência é gerada pelo aplicativo e, similarmente, também só poderá ser acessada por seu dono. Em caso de perdas, o WhatsApp não poderá auxiliar em sua recuperação.
Processo de criação de um backup encriptado de ponta a ponta no WhatsApp. (Fonte: WhatsApp, WABetaInfo / Reprodução)Fonte: WhatsApp, WABetaInfo
Disponibilidade
A encriptação ponta a ponta de backups já está sendo distribuída para usuários do programa de testes com a versão "2.21.15.5" do WhatsApp beta e deve chegar em breve para a versão principal do aplicativo. A empresa também está testando atualmente o suporte para múltiplos dispositivos em uma conta.
Fontes
Categorias