Nesta quarta-feira (26), a Asus apresentou os novos ZenFone 7 e ZenFone 7 Pro. Eles dão continuidade ao módulo giratório de câmera que estreou no ZenFone 6, e apesar do nome 'Pro', ambos estão equipados com chipsets poderosos.
Porém, se você ainda não sabe quais são as principais diferenças de um para o outro, nós listamos a seguir as novidades do novo ZenFone 7 e 7 Pro.
Design
O visual do ZenFone 7 e 7 Pro é idêntico. Eles são construídos com vidro (Gorilla Glass 6 na tela e Gorilla Glass 3 na traseira) e alumínio série 6000 na moldura. A Asus trouxe as cores 'Aurora Black' e 'Pastel White' (preto e branco), mas com novos efeitos de coloração que mudam de acordo com a luz.
Nos cantos, os dois são arredondados (vidro 2.5D) para melhorar a ergonomia. O leitor de impressão digital vem na lateral, mas usuários poderão usar também o reconhecimento facial.
A Smart Key, botão customizável para atalhos e ações rápidas, também continua na nova geração do ZenFone. Os dois modelos pesam aproximadamente 230 gramas e são bem grandes – são 165 mm altura, 77.28 mm de largura e 9.9 mm de espessura.
Tela
Novos Zenfone 7 e Zenfone 7 Pro.Fonte: Asus/Divulgação
A tela dos dois celulares é a mesma, e deixa de lado o IPS LCD. Ambos utilizam um display AMOLED da Samsung com 6,67 polegadas (20:9) de tamanho e resolução Full HD+. Como não há nenhum tipo de recorte ou entalhe, como na última geração, a Asus afirma que a proporção de tela para o corpo é de 92%.
Chamada de NanoEdge, essa tela tem taxa de atualização de 90Hz, 1ms de tempo de resposta e taxa de toque de 200Hz. Ela suporta conteúdo em HDR10+, tem contraste de 100000:1 e brilho de 700 nits com picos de até 1000 nits, segundo o fabricante.
Desempenho e bateria
A principal diferença de desempenho entre o ZenFone 7 e o 7 Pro está no chipset utilizado. Respectivamente, eles trazem os modelos Snapdragon 865 e Snapdragon 865+ da Qualcomm.
Outra diferença é que o ZenFone 7 Pro possui 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento por padrão, enquanto o ZenFone 7 traz 6 GB ou 8 GB de memória e 128 GB de armazenamento. A memória (LPDDR5) e o armazenamento (UFS 3.1) em ambos são de alta velocidade.
Zenfone 7: Snapdragon 865 5G octa-core (2.84 GHz)
Zenfone 7 Pro: Snapdragon 865 Plus 5G octa-core (3.1 GHz)
GPU (ambos): Adreno 650
Os dois dispositivos também aceitam expansão via cartão microSD e suporte a HD externo (NTFS). Ambos também rodam a mesma versão do Android 10 com a interface ZenUI 7. Nos "extras", eles trazem Wi-Fi 6, NFC, Bluetooth 5.1, slots individuais (para chips de operadora) e saída dupla de som.
A bateria de 5.000 mAh também é a mesma nos dois celulares, trazendo suporte ao carregamento rápido de 30W. Eles não trazem carregamento sem fio (Wireless), por outro lado.
Câmeras
Novos ZenFone 7 e ZenFone 7 Pro.Fonte: Asus/Divulgação
A Asus destaca que há um novo módulo motorizado otimizado para durar mais de 5 anos, ou 200 mil 'flips'. Ele agora é construído com metal líquido, está pouca coisa menor se e mais potente se comparado ao do ZenFone 6, e traz um sensor capaz de detectar o ângulo do módulo.
Mas os dois modelos trazem os mesmos sensores de câmera. A diferença, aqui, é que para baratear um pouco o ZenFone 7, a Asus também tirou a estabilização óptica de imagem (OIS) dos seus sensores.
A câmera principal deles traz um sensor de 64 MP Sony IMX686 (f/1.8, 0.8µm/1.6µm, 1/1.7"). Além de OIS (no 'Pro'), ela traz EIS (estabilização eletrônica de imagem) e pode gravar vídeos em 8K nos dois modelos.
A câmera secundária possui 12 MP e é de ângulo super aberto, alcançando 113º das cenas. O sensor usado é um Sony IMX363 com Dual PDAF (foco por detecção de fase). Por fim, o terceiro sensor é um telefoto de 8 MP com zoom óptico de 3x e OIS (novamente, só no 'Pro').