A Microsoft registrou a patente de um dispositivo de tela dobrável com uma espécie de botão ou sensor inteligente embutido capaz de assumir variadas funções conforme o uso do aparelho. Segundo o site Windows Latest, o documento publicado neste mês pela United States Patent Trademark Office (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos — USPTO) indica o conceito de algo semelhante a um celular, descrito pela empresa como "controle específico de orientação".
Nesse caso, o display seria projetado com um atuador específico de orientação, ou seja, um botão ou sensor que poderia ser ativado conforme o uso do aparelho. Por exemplo, quando o celular estivesse fechado, o sensor poderia ligá-lo ou desbloqueá-lo — como um leitor de impressão digital. Já quando o dispositivo estivesse aberto, mas sem uso, esse mesmo sensor poderia mudar de função e acionar automaticamente o modo hibernar.
Conforme o documento, ainda seria possível pressionar com mais ou menos intensidade esse atuador para ligar ou colocar o celular em modo "sleep", assim como fazemos com o botão de liga/desliga de um smartphone, por exemplo.
Experiência do usuário
A ideia do possível produto da Microsoft parece meio inusitada, mas pode estar fortemente voltada para a experiência do usuário e do conceito de simplificação. Parte disso seria justamente a redução do número de botões do eletrônico registrado. Como o projeto é apenas uma patente, não se sabe ao certo se ele chegará a ser lançado pela companhia.
Fontes
Categorias