A Oppo já vinha liberando teasers sobre o que seria o primeiro aparelho com uma câmera de selfies sob a tela e agora ela cumpre com a promessa e mostra como esse sensor funciona. A companhia participa do Mobile World Congress Shanghai e chama a nova tecnologia de “Under-Screen Camera” (USC).
Segundo a descrição, trata-se de “módulo de câmera personalizado que capta mais luz, aproveitando algoritmos otimizados e aprendizado de inteligência artificial para melhorar o desempenho da câmera”.
Em termos de hardware, a Oppo usa um material "altamente transparente" e diz que isso permite à luz atravessar com mais facilidade, sem afetar as operações normais do painel. O módulo da câmera e o próprio sensor teriam abertura e pixel maiores — embora não esteja muito claro os exatos detalhes sobre isso, em comparação com os conjuntos convencionais.
OPPO's brand new solution for full-screen display - Under-screen Camera (USC) has just been unveiled here at #MWC19 Shanghai! ?? #MoreThanTheSeen pic.twitter.com/c1FUEbXS0P
— OPPO (@oppo) 26 de junho de 2019
O Oppo também usa o chamado "controle de zoneamento", que usa um sistema de gerenciamento de pixel na parte superior da câmera. Tudo isso, de acordo com a companhia, é o que permite tirar selfies, identificar rostos e realizar registros em vídeo.
E a qualidade das imagens?
Obviamente que a primeira dúvida que fica é se a qualidade da captação é a mesma de outros sensores. Segundo a própria Oppo, os resultados iniciais não devem ser tão bons quanto as câmeras disponíveis no mercado.
O Engadget China e o 9to5Google fizeram algumas imagens de como ficou o painel:
Ainda não há previsão para que o USC chegue ao mercado, mas a tecnologia parece promissora — ainda mais levando em consideração que a Oppo deve progredir bastante com essa frente e possivelmente deve implantá-la nos dispositivos intermediários. Resta saber como as concorrentes, como a Xiaomi, que também já mostrou interesse em sensores sob a tela, vão responder a esse anúncio.
Fontes
Categorias