Os consumidores de Android costumam permanecer mais tempo sem trocar o sistema operacional do que os de iOS. Essa é a conclusão da pesquisa realizada pelo Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), que mediu o percentual de clientes que ativaram um novo smartphone ao longo dos 12 meses de 2017 e avaliou 500 indivíduos por trimestre.
O Android registrou uma “média de lealdade” de 91% no ano passado, diante de 86% do iOS — o que representa números estáveis, se comparados com 2016, quando o primeiro apresentava 89% e o segundo entre 85% e 88%.
"A lealdade para Android e iOS aumentou em 2015 e em 2016, quando se estabilizou para ambos os sistemas operacionais. Com apenas dois sistemas operacionais móveis neste momento, parece que os usuários agora escolhem um, aprendem, investem em aplicativos e armazenamento e ficam com isso. Agora, a Apple e o Google precisam descobrir como vender produtos e serviços a essas bases de clientes leais", avalia Mike Levin, sócio e cofundador do CIRP.
A maior taxa do robozinho verde também pode ser explicada pela maior variedade de diferentes smartphones capazes de executar o software da Google. Além disso, eles são mais acessíveis, com uma ampla gama de opções de baixo custo. A Apple está ciente disso e também observa uma alta taxa de usuários de Android trocando para o iOS a cada trimestre. Por isso, vem investindo em programas de troca, vídeos explicativos e até mesmo apps, como o Move to iOS, que facilitam a transição.
Fontes
Categorias